A formação da demanda em empresas farmacêuticas: quais as fontes de informações e seus conflitos?

Autores

  • Antonio Jose Diz Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Demanda, Comunicação, Alinhamento, Conflitos, Farmacêutica.

Resumo

Esse estudo avalia a importância do processo de comunicação e alinhamento existente nas organizações que buscam melhor desempenho organizacional no gerenciamento de processos de Previsão de Demanda por meio da análise de informações, suas fontes e seus conflitos com a implementação do processo de Governança Corporativa em indústrias do mercado farmacêutico que buscam ofertar seus produtos no canal público, observando-se as dificuldades internas associadas a questões que envolvem a troca de informações entre as áreas administrativa, produtiva e econômica, na gestão da cadeia de suprimentos, planejamento de venda e seus resultados vividos pelas empresas. Utilizou-se como metodologia um estudo de caso observacional, descritivo, com documentação direta. Como contribuição do estudo, o mesmo busca compreender os benefí­cios que podem ser oferecidos à sociedade, representados ou caracterizados pelo aumento dos ní­veis de acurácia da previsão de demanda (previsão versus real), elevação nos ní­veis de serviço ofertados ao mercado, manutenção dos ní­veis de estoque de segurança nas metas estipuladas e a redução das perdas por expiração da validade dos lotes ou redução de pedidos não atendidos por falta de suprimentos. Dessa forma, esse estudo contribui para as operações sustentáveis nas empresas farmacêuticas.

Biografia do Autor

Antonio Jose Diz, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestre em Governança Corporativa pela FMU. Pós-Graduado em Gestão de Empresas  e Graduado em Administração pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Logí­stica e Cadeia de Suprimentos pela FGV - Fundação Getulio Vargas.

Daielly Melina Nassif Mantovani, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Doutora em Administração pela FEA- SP/USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/ Universidade de São Paulo e Graduada em Administração, pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU.

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Pós-Doutor em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutor em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestre em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduado em Administração de Empresas, Graduado em Fí­sica. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

DIZ, A. J.; MANTOVANI, D. M. N.; ROSINI, A. M. A formação da demanda em empresas farmacêuticas: quais as fontes de informações e seus conflitos?. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 26–45, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/787. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS