Identificação de Perspectivas Teóricas na Análise de Conselhos de Administração de Organizações Públicas
Resumo
O conselho de administração, maior autoridade na hierarquia de organizações, constitui-se como um órgão colegiado responsável pela formulação, análise e desenvolvimento de estratégias organizacionais. Ele possui um papel crucial de liderança na implementação, avaliação e desenvolvimento da governança de organizações públicas, com vistas à implementação de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Tendo em vista o conhecimento limitado com relação a esses espaços colegiados, o objetivo desta pesquisa é identificar as diferentes perspectivas teóricas utilizadas na análise de conselhos de administração de organizações públicas. Para tanto, realizou-se levantamento bibliométrico no qual, partindo-se inicialmente de um recorte de 357 artigos, obtiveram-se nove artigos que analisaram o conselho de administração de organizações públicas de forma referenciada por alguma teoria. Verificou-se o aumento do interesse pelo tema nos anos recentes, o predomínio do viés instrumental na análise desses conselhos, a preferência dos autores pelas Teorias da Agência e dos Stakeholders, e a adoção de perspectivas multiteóricas nos artigos analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).