A filosofia, seu estudo e compreensão como fator determinante na tomada de decisão nas organizações
Palavras-chave:
Filosofia, Tomada de Decisão, BM&FBOVESPA.Resumo
O objetivo desse artigo é entender de que maneira a filosofia contribui para a tomada de decisão nas organizações. Foi realizada pesquisa bibliográfica exploratória à autores clássicos da filosofia, a fim de conceituar tais pensamentos e relaciona-los à decisões tomadas no dia-a-dia das empresas. Além disso, foi realizado um estudo de caso da empresa Bovespa, no período de 2001 a 2007, em que tinha como presidente Raymundo Magliano Filho, estudioso de filosofia e política a mais de quarenta anos e que ficou conhecido como "revolucionário da Bolsa", por utilizar seus conhecimentos filosóficos no processo de democratização e popularização da Bovespa. Baseado nos conceitos bibliográficos que foram estudados e no estudo de caso, é possível concluir que a filosofia se faz presente no dia-a-dia das organizações, de maneira implícita ou explicita, e que é por meio do pensamento filosófico e da reflexão crítica dos acontecimentos que as mudanças podem impactar positivamente nas organizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).