Risco Reputacional, Orientação para Stakeholders e Vantagem Competitiva: Considerações Teóricas

Autores

  • Fabio Coimbra Centro Universitário FECAP
  • Edison Fernandes Polo
  • Roberto Ventura Universidade Federal de São Paulo / Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Leonardo Fabris Lugoboni Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Em razão do aumento dos diversos riscos a que as empresas estão expostas, dos escândalos ocorridos no mundo corporativo e da maior mobilização da sociedade, o risco de reputação, ou risco reputacional e, consequentemente, sua gestão vêm assumindo cada vez mais um papel de destaque, até mesmo como fonte de vantagem competitiva. Neste trabalho, discute-se a crescente relevância do risco reputacional e sua gestão no nível corporativo e no contexto de negócios, sua relação com a criação e manutenção de vantagens competitivas, sendo defendida a adoção da orientação para stakeholders, proposta por Maignan e Ferrel (2004), como filosofia norteadora das atividades de gestão do risco reputacional. Este tipo de relação apresenta potencial para se tornar um importante campo de pesquisa no âmbito da administração e, mais especificamente, da gestão de riscos corporativos. Metodologicamente, o trabalho é um ensaio teórico, de caráter crítico e reflexivo, delineado mediante pesquisa exploratória, análise documental e revisão crítica da literatura. Além da sistematização de conceitos e referências relevantes, aponta-se a geração de conhecimento sobre o assunto, em um contexto de escassez de estudos científicos relacionados, como contribuição desta pesquisa.

Biografia do Autor

Fabio Coimbra, Centro Universitário FECAP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Professor do Centro Universitário FECAP 

 

Edison Fernandes Polo

Doutor em Estrutura Organizacional pela Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo

Roberto Ventura, Universidade Federal de São Paulo / Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestrando em Administração da UNIFESP/FMU

Leonardo Fabris Lugoboni, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Professor da Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

COIMBRA, F.; POLO, E. F. .; VENTURA, R.; LUGOBONI, L. F. Risco Reputacional, Orientação para Stakeholders e Vantagem Competitiva: Considerações Teóricas. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/2864. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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