Risco Reputacional, Orientação para Stakeholders e Vantagem Competitiva: Considerações Teóricas
Resumo
Em razão do aumento dos diversos riscos a que as empresas estão expostas, dos escândalos ocorridos no mundo corporativo e da maior mobilização da sociedade, o risco de reputação, ou risco reputacional e, consequentemente, sua gestão vêm assumindo cada vez mais um papel de destaque, até mesmo como fonte de vantagem competitiva. Neste trabalho, discute-se a crescente relevância do risco reputacional e sua gestão no nível corporativo e no contexto de negócios, sua relação com a criação e manutenção de vantagens competitivas, sendo defendida a adoção da orientação para stakeholders, proposta por Maignan e Ferrel (2004), como filosofia norteadora das atividades de gestão do risco reputacional. Este tipo de relação apresenta potencial para se tornar um importante campo de pesquisa no âmbito da administração e, mais especificamente, da gestão de riscos corporativos. Metodologicamente, o trabalho é um ensaio teórico, de caráter crítico e reflexivo, delineado mediante pesquisa exploratória, análise documental e revisão crítica da literatura. Além da sistematização de conceitos e referências relevantes, aponta-se a geração de conhecimento sobre o assunto, em um contexto de escassez de estudos científicos relacionados, como contribuição desta pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).