MECANISMOS DE CONTROLE E GESTÃO EM UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR
Resumo
Como garantir a transparência e eficiência no gerenciamento de uma Organização do Terceiro Setor, frente as necessidades de seus financiadores? Assim é necessário identificar mecanismos de controle e gestão adequados que permitam medir o desempenho da organização em relação aos objetivos estipulados e executados. Esta pesquisa busca compreender como a literatura nacional aborda a governança corporativa e os mecanismos de controle e gestão em Organização do Terceiro Setor e desta forma, propor uma modelo de controle e gestão para uma OTS. Trata-se de uma pesquisa ação por meio do contato com o conselho de administração da associação fornecendo informações e respostas aos questionamentos propostos. O plano foi baseado em 7 dimensões sendo elas: econômica/financeira, mecanismos de controle, funcionários/voluntários, eficiência organizacional, eficácia dos serviços, eficácia social e legitimidade institucional. Este plano fornece transparecia aos financiadores e stakeholders da organização em relação à sua capacidade financeira e gerencial, sua eficácia social, legitimidade institucional, evoluindo de forma sustentável e perene.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).