O PAPEL DA AUDITORIA NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS PRIVADAS NÃO FINANCEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Joel Aurélio Pereira da Silva UNIFESP/FMU
  • Lerranya Carvalho de Mello UNIFESP/FMU
  • Sandro Rios Marques UNIFESP/FMU
  • Ricardo Luiz Pereira Bueno Universidade Federal de São Paulo
  • Leonardo Fabris Lugoboni Fecap / Unifesp

Resumo

Com o desenvolvimento deste artigo, busca-se discutir como é fundamental que a área de auditoria interna atue de forma estratégica, não apenas corrigindo as irregularidades ou erros propiciados pelos diversos níveis da organização, de forma
corretiva, mas também, identificando alternativas que proporcionem ganhos de produtividade e maximização da rentabilidade, contribuindo assim para um melhor desempenho das empresas.Este artigo tem como objetivo uma revisão sistemática de
literatura sobre o papel da auditoria no desempenho das empresas privadas não financeiras. Foi empregado o protocolo PRISMA para sistematizar os resultados da revisão de literatura.A síntese das evidências confirma que mecanismos de governança corporativa robustos contribuem para o desempenho das empresas. Adicionalmente, ressalta-se a importância da definição clara e compreensiva de regras e padrões, por órgãos oficiais, como o IIA (Instituto dos Auditores Internos) que possam direcionar as empresas para aspectos relevantes à sociedade, as dimensões ambiental e social. A auditoria interna é capaz de atuar preventivamente, contribuindo com os objetivos estratégicos traçados pela alta gestão, possam ser devidas e tempestivamente implementados, vez que foi analisado que mecanismos de governança corporativa robustos contribuem para o desempenho das empresas, bem como a importância em definir clara e globalmente regras e padrões, através de órgãos oficiais, que possam direcionar as empresas não apenas no aspecto financeiro, mas também o ambiental e social.
O estudo contribui para futuras pesquisas onde a relação entre mecanismos de governança e o desempenho das empresas possa ser analisada em maior profundidade e que frameworks possam ser desenhados para auxiliar as empresas na definição de controles para alavancar sua performance. 

 

Biografia do Autor

Joel Aurélio Pereira da Silva, UNIFESP/FMU

UNIFESP/FMU

Lerranya Carvalho de Mello, UNIFESP/FMU

UNIFESP/FMU

Sandro Rios Marques, UNIFESP/FMU

UNIFESP/FMU

Ricardo Luiz Pereira Bueno , Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo

Leonardo Fabris Lugoboni, Fecap / Unifesp

Fecap / Unifesp

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

SILVA, J. A. P. da .; MELLO, L. C. de .; MARQUES, S. R. .; BUENO , R. L. P. .; LUGOBONI, L. F. O PAPEL DA AUDITORIA NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS PRIVADAS NÃO FINANCEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/3228. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)