USO DA TECNOLOGIA PARA GERENCIAMENTO DA PERFORMANCE ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
A gestão da performance permite que a empresa monitore os principais resultados e metas da organização. E um processo que dependendo da maturidade organizacional pode ser trabalho e demandar diversos recursos. A competitividade exige que as empresas apresentem uma gestão eficiente de seus processos. A gestão da performance surge como um tema relevante, sobretudo em ambientes mais competitivos. A tecnologia, cada vez mais tem auxiliado os gestores a gerenciar os processos das organizações e pode ajudar de forma robusta a gestão da performance organizacional. Esta pesquisa busca compreender como a literatura nacional relaciona os temas gestão da performance e tecnologia da informação e propor uma agenda de investigação futura.Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, utilizando o protocolo PRISMA-P, nas bases de dados Scopus, Web of Science e Spell. Apesar da pesquisa inicialmente apresentar 966 artigos que foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos, após a leitura criteriosa dos títulos, resumos e introdução de alguns, a amostra foi reduzida à 9 artigos que foram analisados.Foi possível observar que de modo geral, as pesquisas que abordam a gestão da performance e tecnologia, se debruçaram em temas como programação em nuvem, ERP, BPM, BI. De modo geral, os principais motivos para o relacionamento dos temas performance e tecnologia estão relacionados à facilidade e agilidade nas comparações, construção de vantagem competitiva, redução de custo, alinhamento estratégico e a mitigação de riscos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).