O desenvolvimento das escolas móveis do SENAI SP

Autores

  • Humberto Aparecido Pereira Damasceno Centro Estatual de Educação Tecnológica "Paula Souza"
  • Celso Machado Junior Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Nardo Gonçalves dos Santos Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Rogério Campos Faculdades Metropolitanas Unidas

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Inovação, Escolas Móveis.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar pela metodologia de estudo de caso, fatos baseados na experiência profissional dos autores sobre a implantação de sistema de projetos, construção e manutenção de escolas móveis, com práticas de Governança Corporativa, em instituição de ensino profissionalizante, no perí­odo de 1996 a 2005. A empresa observada tem como finalidade o ensino profissional de trabalhadores da indústria. Na década de 1970 o conselho da entidade aprovou a execução da ação institucional baseada no aproveitamento dos modais de transportes existentes no paí­s. A ideia era o levar o ensino profissionalizante a partir de unidades móveis, montadas em vagões, barcaças e carretas. Inicialmente na construção da primeira escola móvel, aproveitou-se a estrutura de um vagão ferroviário antigo, iniciando-se assim o processo de inovação tecnológica do ensino profissionalizante e das técnicas de administração do novo empreendimento (riscos organizacionais, custos e técnicas de gestão de projetos), fortalecendo-se a cultura organizacional.  A iniciativa motivou a empresa buscar ferramentas de inovação no mercado, e formar seus primeiros grupos de gerentes e projetistas de unidades móveis, mesmo que informalmente. Tais práticas permitiram à internalização da ideia, logo copiada por outros departamentos regionais da instituição. Por exigências legais a instituição em tais projetos princí­pios defendidos pela Governança Corporativa, tais como sobre prestação de contas, responsabilidade corporativa e a inovação.  O sucesso da iniciativa SENAI MÓVEL extende-se desde o iní­cio da década de 70 até os dias de hoje, havendo todos os objetivos iniciais sido alcançados,  ultrapassados e aperfeiçoados.

Biografia do Autor

Humberto Aparecido Pereira Damasceno, Centro Estatual de Educação Tecnológica "Paula Souza"

Mestrando em Administração Profissional em Governança Corporativa - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Gestão Empresarial e em  Logí­stica e Supply Chain Manegement pela Universidade Nove de Julho. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mogi das Cruzes.

Celso Machado Junior, Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança Corporativa da FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Nardo Gonçalves dos Santos, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestrando em Administração Profissional em Governança Corporativa - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Gestão Empresarial com Enfase em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Sistemas de Informação pela UNIFIEO.

Rogério Campos, Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestrando em Administração Profissional em Governança Corporativa - Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

DAMASCENO, H. A. P.; MACHADO JUNIOR, C.; SANTOS, N. G. dos; CAMPOS, R. O desenvolvimento das escolas móveis do SENAI SP. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 100–114, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1102. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS