Governança por mix de coordenação

Autores

Resumo

O artigo investiga se o mix de coordenação desempenha um papel relevante na governança de organizações não hierárquicas. Ele examina como diferentes formas de coordenação, como mercado e redes colaborativas, são combinadas para efetivamente possibilitar a governança dessas organizações. O estudo refere-se a uma pesquisa exploratória, combinada com a metodologia de revisão sistemática da literatura e explora como a escolha e integração desses mecanismos coordenativos influenciam a eficiência, inovação e adaptação dessas organizações em um ambiente dinâmico e competitivo. A conclusão obtida aponta para o fato de que essa abordagem flexível pode promover o sucesso e a sustentabilidade das organizações não hierárquicas frente aos desafios contemporâneos, facilitando a governança das organizações que adotam esse modelo.

Biografia do Autor

Ronaldo Raemy Rangel, Fundação Getulio Vargas - IDE

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de pós-graduação na Fundação Getulio Vargas (IDE)

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

RANGEL, R. R. Governança por mix de coordenação. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/3067. Acesso em: 9 set. 2024.