Confiança na alta administração e comprometimento organizacional: um estudo de caso envolvendo o ní­vel de supervisão de fábricas de óleo de soja na padronização de melhores práticas e elevação dos resultados

Autores

  • Paulo Fernando Tempesta Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Patrí­cia Morilha Muritiba Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Palavras-chave:

confiança, comprometimento, supervisão, desenvolvimento, resultados.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de relatar uma experiência ex-post-facto que teve como fundamento conceitual os construtos de confiança na alta administração e do comprometimento organizacional se relacionando com uma demanda corporativa por melhoria dos padrões de produção e nivelamento das melhores práticas de gestão nas unidades fabris. A importância deste relato está centrada na possibilidade de servir como referência de um trabalho bem sucedido que pode ser aplicável em outras organizações. Para a academia, o trabalho adiciona uma experiência concreta passí­vel de serem replicadas em novos estudos e pesquisas não exauridas neste trabalho. A experiência da empresa RED AGRO (nome fictí­cio) foi bem sucedida, não só quanto aos resultados alcançados no alinhamento e uniformização de boas práticas nas fábricas de óleo de soja, como também na adequação dos escritórios portuários para suportar as demandas ajustadas para exportação do óleo de soja. O estudo de caso apresentado neste artigo demonstra como uma alternativa arrojada capitaneada pela alta administração, fundamentada nas relações de confiança e de comprometimento pode ser delegada em ní­vel de supervisão da organização com grande chance de sucesso. O estudo descreve a complexidade da situação inicial de desalinhamento na gestão das unidades fabris e portuárias, ele relata em detalhes, como os resultados decrescentes, associados a um momento econômico desfavorável ao preço da soja, foram revertidos  pelos supervisores da RED AGRO por meio do projeto SER - Supervisão Excelência para Resultados. A solução da situação-problema foi executada em conjunto com uma empresa de assessoria especializada em desenvolvimento organizacional e de pessoas, contratada especificamente para o presente trabalho. O presente artigo visou evidenciar, por meio deste estudo de caso a importância da utilização dos construtos de confiança na alta administração e do comprometimento organizacional na solução de problemas corporativos complexos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Tempesta, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestrando em Administração - Governança Corporativa - pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Recursos Humanos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Engenheiro Mecânico pela Universidade Braz Cubas.

Patrí­cia Morilha Muritiba, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Pós-doutora em Administração pela Columbia University / New York (2012). Doutora em Administração de Empresas pela USP (2009). Mestre em Administração de Empresas pela USP (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela USP (2001). Professora  do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Governança Corporativa e no Programa de Mestrado Stricto Sensu em Administração. Membro do Corpo Editorial das Revistas Capital Cientí­fico e Revista de Governança Corporativa. Pesquisadora de gestão estratégica de pessoas e governança corporativa.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

TEMPESTA, P. F.; MURITIBA, P. M. Confiança na alta administração e comprometimento organizacional: um estudo de caso envolvendo o ní­vel de supervisão de fábricas de óleo de soja na padronização de melhores práticas e elevação dos resultados. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 81–99, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/738. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS