Desenvolvimento sustentável: do conceito de desenvolvimento aos indicadores de sustentabilidade
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Indicadores, Sustentabilidade.Resumo
O presente artigo aborda, por meio de revisão bibliográfica, o conceito de desenvolvimento com enfoque no desenvolvimento sustentável e sua mensuração por meio de indicadores. O texto apresenta diversas concepções acerca do desenvolvimento, destacando o desenvolvimento sustentável como uma alternativa a urgência de promover o crescimento econômico pautado na preservação ambiental, na promoção da democracia e da inclusão social. Em face, a essa nova contextualização de desenvolvimento foram elaborados indicadores de sustentabilidade que buscam mensurar os resultados auferidos de ações e políticas governamentais. Para esta análise, foram utilizados três indicadores reconhecidos mundialmente representados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Progresso Genuíno (IPG) e Pegada Ecológica. A argumentação apresentada no texto pretende destacar o papel do desenvolvimento sustentável e dos indicadores de sustentabilidade na construção de uma sociedade socialmente sustentável.
Referências
ARANTES, Aldo (organizador). Meio ambiente e Desenvolvimento: em busca de um compromisso. São Paulo: Anita Garibaldi: Fundação Maurício Grabois, 2010.
BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 160p.
BEZERRA, Maria do Carmo Lima; BURSZTYN, Marcel (Coordenadores). Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável: subsídios í elaboração da Agenda 21 brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Consórcio CDS/ UnB/ Abipti, 2000.
DIEGUES, Antônio Carlos S. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. São Paulo em perspectiva, v. 6, n. 1-2, p. 22-29, 1992.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 23.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Entenda a Rio+20. In: Revista Brasil. Disponível em: <http://revista.brasil.gov.br/especiais/rio20/entenda-a-rio20/rio-92>. Acesso em 11 de dezembro de 2013.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GPI - Genuine Progress Indicator (IPR). Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações: uma contribuição ao diálogo da Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.compendiosustentabilidade.com.br/compendiodeindicadores/indicadores/default.asp?paginaID=26&conteudoID=324>. Acesso em 06 de Janeiro de 2014.
GUIMARíES. Roberto Pereira; FEICHAS, Susana A. Q. Desafios na construção de indicadores de sustentabilidade. Ambiente & Sociedade, v. 7, n.2, p. 307- 323, 2009.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamound, 2008.
SEN, Amarthya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VASCONCELOS, Elizandra Rêgo, et. al. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque CTS, articulações possíveis. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. 28, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/viewFile/3122/1786>. Acesso em 12 de dezembro de 2013.
VEIGA, José Eli. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
VEIGA, José Eli. Indicadores de Sustentabilidade. Estudos Avançados. v. 24, n, 68. P. 39-52, 2010.
World Wildlife Fund.- WWF. Pegada Ecológica. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_compoe_a_pegada/>. Acesso em 06 de Janeiro de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).