GOVERNANÇA NOS CONDOMÍNIOS: UM ESTUDO MULTICASOS DOS MODELOS AUTOGESTÃO, COGESTÃO E TERCEIRIZAÇÃO TOTAL E O USO DOS RELATÓRIOS CONTÁBIL-FINANCEIROS.
Resumo
O objetivo geral deste trabalho é verificar se a prestação de contas evidenciada pelos condomínios por meio de relatórios contábil-financeiros atende às necessidades de seus principais usuários. Foi realizado um estudo multicasos com três condomínios localizados no município de São Paulo, nos quais foram aplicadas as técnicas de coleta de dados: entrevista (com os síndicos), questionários (com os moradores) e análise documental (dos relatórios contábil-financeiros e documentos relacionados). Como principais resultados, foi possível notar que os condomínios que possuem a participação de um profissional da área financeira/contábil utilizam várias ferramentas para elaborar o relatório de prestação de contas, refletindo na satisfação dos síndicos por apresentarem um relatório que demonstra com clareza a situação econômica de seu condomínio, bem como dos moradores no sentido de conseguirem verificar se o síndico está ou não conseguindo realizar uma gestão financeira adequada. Já nos condomínios que não possuem o auxílio de um profissional da área, não é possível identificar a utilização de ferramentas contábeis para elaboração de seus relatórios, refletindo na insatisfação dos moradores com os relatórios divulgados e indicando que há uma demanda implícita para que os relatórios fossem apresentados de uma forma diferente, uma vez que o utilizado pelo síndico atual não apresenta com clareza as informações financeiras do condomínio. O trabalho contribui com a reflexão necessária para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das administradoras que prestam serviço aos condomínios, bem como para que os síndicos possam avaliar às práticas e informações gerenciais como instrumentos de controle e planejamento da gestão condominial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).