A Contribuição Socioambiental das Instituições Financeiras

Autores

  • Euller Saldanha Gouvêa Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Renata Turola Takamatsu Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Talissa Bedran Linhares Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Responsabilidade socioambiental, Desenvolvimento sustentável, Global Reporting Initiatie (GRI), Instituições Financeiras.

Resumo

A conscientização de empresas sobre a escassez de recursos naturais evidencia o conceito de desenvolvimento sustentável, que prevê que as necessidades da atual geração devem ser satisfeitas sem comprometer as necessidades de gerações futuras. O presente trabalho descreveu o comportamento dos 27 bancos detentores de ações comercializadas na BM&FBovespa, em 2016, quanto ao atendimento ao que se preceitua a Global Reporting Initiative (GRI) sobre a evidenciação nos Relatórios de Sustentabilidade de informações de caráter ambiental e social, com intuito de informar o empenho das instituições em questões socioambientais. A pesquisa foi realizada em sua forma descritiva e classificada como bibliográfica e documental, sendo acompanhada de uma análise qualitativa e quantitativa. Os resultados revelaram que, das instituições que compõem a amostra, apenas os maiores bancos divulgaram relatório de sustentabilidade entre 2013 e 2015, sendo tais divulgações de acordo com os padrões estabelecidos pela GRI. No entanto, o baixo número de instituições aderentes à publicação do relatório nos padrões internacionais dificultou a comparação entre os resultados alcançados pelo setor, e ainda a comparação entre os próprios bancos em perí­odos distintos, tendo em vista a não padronização de alguns indicadores e das unidades de medida utilizadas.

Biografia do Autor

Euller Saldanha Gouvêa Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais

Renata Turola Takamatsu, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG e do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria - CEPCON/UFMG. Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), mestre e doutora em Controladoria e Contabilidade (Universidade de São Paulo).

Talissa Bedran Linhares, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Possui graduação em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Apresenta especial interesse em tópicos de pesquisa relacionados í  inovação e sustentabilidade. Tem ampla experiência no desenvolvimento das etapas de criação, detalhamento e acompanhamento de projetos de design de interiores.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

SANTOS, E. S. G.; TAKAMATSU, R. T.; LINHARES, T. B. A Contribuição Socioambiental das Instituições Financeiras. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 43–68, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1342. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS