Balanced Scorecard: Iniciativas para Auxiliar no Processo de Gestão Estratégica de uma Empresa do Ramo Agroindustrial

Autores

  • Jaine Capitanio Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Silvana Dalmutt Kruger Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Mara Vogt UNOCHAPECÓ

Resumo

O estudo busca propor um conjunto de iniciativas para auxiliar no processo de gestão estratégica de uma empresa do ramo agroindustrial, por meio do Balanced Scorecard. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados à clientes, colaboradores e fornecedores, além de entrevista semiestruturada aos sócios. Após a análise e triangulação dos dados, foi realizada uma matriz Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) para embasar a construção do Balanced Scorecard (BSC). À medida que os objetivos estratégicos são construídos, indicadores e metas são definidos e são criadas iniciativas (planos de ação) que poderão guiar a organização para o alcance dos objetivos estabelecidos, de acordo com as quatro perspectivas do BSC: financeira, de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Os resultados do estudo demonstram que as fraquezas da empresa tornam-se oportunidades de melhoria a partir de uma gestão estratégica e o uso do BSC, que possibilita uma visão ampla da organização no curto, médio e longo prazo, por meio de estratégias. Faz-se necessário que sejam indicados responsáveis para o acompanhamento das iniciativas propostas. De forma geral, os resultados evidenciam a relevância da utilização do BSC como instrumento de apoio à gestão estratégica e no alinhamento dos objetivos organizacionais.

Biografia do Autor

Jaine Capitanio, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Professora da graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

CAPITANIO, J. .; DALMUTT KRUGER, S. .; VOGT, M. Balanced Scorecard: Iniciativas para Auxiliar no Processo de Gestão Estratégica de uma Empresa do Ramo Agroindustrial. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/2804. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS