Balanced Scorecard: Iniciativas para Auxiliar no Processo de Gestão Estratégica de uma Empresa do Ramo Agroindustrial
Resumo
O estudo busca propor um conjunto de iniciativas para auxiliar no processo de gestão estratégica de uma empresa do ramo agroindustrial, por meio do Balanced Scorecard. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados à clientes, colaboradores e fornecedores, além de entrevista semiestruturada aos sócios. Após a análise e triangulação dos dados, foi realizada uma matriz Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) para embasar a construção do Balanced Scorecard (BSC). À medida que os objetivos estratégicos são construídos, indicadores e metas são definidos e são criadas iniciativas (planos de ação) que poderão guiar a organização para o alcance dos objetivos estabelecidos, de acordo com as quatro perspectivas do BSC: financeira, de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Os resultados do estudo demonstram que as fraquezas da empresa tornam-se oportunidades de melhoria a partir de uma gestão estratégica e o uso do BSC, que possibilita uma visão ampla da organização no curto, médio e longo prazo, por meio de estratégias. Faz-se necessário que sejam indicados responsáveis para o acompanhamento das iniciativas propostas. De forma geral, os resultados evidenciam a relevância da utilização do BSC como instrumento de apoio à gestão estratégica e no alinhamento dos objetivos organizacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).