Índice de Carbono Eficiente e Rentabilidade das Empresas Brasileiras
Resumo
O estudo objetiva analisar a relação do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) com a rentabilidade das empresas brasileiras de capital aberto. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população do estudo compreende 62 empresas listadas na B3 e a amostra é composta por 59 empresas que apresentaram todas as informações referentes às variáveis analisadas no período. Para a análise dos resultados utilizou-se da estatística descritiva, além de ranking elaborado a partir do método Technique for Order Preference by Similarity to an Ideal Solution (TOPSIS) e Correlação de Kendall também a partir do software estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS)®. Os resultados indicam que as mudanças climáticas e preocupação com a redução das emissões de GEE vão muito além do desempenho e rentabilidade das empresas, uma vez que não houve relação significativado ICO2 com a rentabilidade das empresas brasileiras de capital aberto. A pesquisa contribui ao evidenciar as empresas com maiores e menores índices de ICO2, além de apresentar as práticas evidenciadas em seus relatórios de sustentabilidade, demonstrando sua preocupação com a sustentabilidade e mudanças climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).