A importância da governança corporativa para o processo de aquisição de equipamentos de TI
Palavras-chave:
Gestão de Risco, Gestão de Continuidade de Negócios, Governança Corporativa.Resumo
Neste estudo são abordadas as etapas que ocorreram no processo de aquisição de equipamentos de informática de alto valor agregado, bem como as ações que foram empreendidas para o desdobramento do processo de aquisição. Assim, por meio de estudo de caso único de uma empresa do ramo educacional, foi analisada a importância da gestão para a resolução de conflitos de interesses no processo de aquisição, incluindo as fases que ocorreram nesse processo, do seu início até a sua finalização, para a compra dos equipamentos de TI. O relato descreve as etapas que envolveram as dificuldades de funcionamento de TI em setores essenciais da empresa, quando serão especificados os riscos que deixaram a empresa vulnerável por um determinado tempo. Nas ações realizadas no processo de aquisição, houve a necessidade de realização de melhor justificativa, com base a metodologia de Gestão de Riscos, para identificar os processos críticos voltados para os clientes da empresa. Para a conclusão do processo de aquisição, foi abordada a necessidade do envolvimento da Governança Corporativa da empresa, para buscar uma solução adequada no conflito de interesses, para evitar prejuízos para a empresa e garantir a sobrevivência da organização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).