O reflexo da auditoria externa para a governança corporativa

Autores

  • Raimundo Queiroz de Almeida Universidade Católica Dom Bosco
  • Eloir Trindade Vasques Vieira Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Auditoria, Auditoria Externa, Governança Corporativa.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal analisar o reflexo da auditoria externa para a governança corporativa e demonstrar o quanto a auditoria, com seus métodos de exame, verificação e recomendações pode contribuir para melhorar a governança de uma companhia. Demonstrou-se por meio de referencial teórico que a governança corporativa nos seus primórdios tinha como objetivo resolver o conflito de agência, mas atualmente segue regras que buscam aumentar o valor de mercado da empresa, diminuir o risco empresarial do negócio, reduzir custo do capital e dá longevidade a empresa. O estudo evidenciou que a auditoria externa é importante para melhorar a transparência na gestão e contribuir para uma boa governança, mas que sozinha não é capaz de evitar fraudes nas demonstrações contábeis nem o envolvimento de executivos em casos de corrupção.

Biografia do Autor

Raimundo Queiroz de Almeida, Universidade Católica Dom Bosco

Especialista em Auditoria e Perí­cia Contábil pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará.

Eloir Trindade Vasques Vieira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Mestre em Desenvolvimento Local, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

DE ALMEIDA, R. Q.; VIEIRA, E. T. V. O reflexo da auditoria externa para a governança corporativa. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 61–80, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1206. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS