ANÁLISE DAS AÇÕES DE VERSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS A PARTIR DE ALTERAÇÕES DE CONTEÚDO, TECNOLOGIA E PROCESSO
Palavras-chave:
Versionamento. Gerenciamento de versões. Produtos e serviços digitais. Plataformas de conteúdo, tecnologia e processos.Resumo
As empresas motivadas pelas crescentes necessidades dos clientes e mercados passaram a criar diferentes versões de serviços digitais (SD), aumentando os desafios e a gestão em ações de versionamento. Esta pesquisa analisa como são efetuadas a gestão das ações de versionamento nas plataformas de conteúdo, tecnologia e processos. Identificamos ao menos duas versões de SD, denominadas de versões completas e versões reduzidas, importantes no posicionamento do nicho de público e do preço do SD; analisamos três empresas, sendo do segmento de internet; soluções de negócios; e meios de pagamentos; cada empresa possui SD diferenciados para atender pequenas e grandes empresas, além da precificação diferente desses serviços, oferecendo as seguintes versões: i) hospedagem - com três versões, os Planos P, M e G, diferenciados pela quantidade de memória, espaço de banco de dados e quantidade de contas de e-mail; ii) CRM – com duas versões a Business que atende pequenas empresas e a Enterprise que atende grandes empresas, diferenciadas no conteúdo oferecendo recursos de vendas, serviços e marketing, e processo com armazenamento de informações; iii) conciliador de cartões – meios de pagamentos – com duas versões, a Vizzoo que atende pequenas empresas e a Nexxcard que atende grandes empresas, diferenciadas pelo refinamento e armazenamento de informações e dados, que dependem do volume de transações utilizados pelos clientes. Com isso, esta pesquisa analisa como os gestores das empresas de SD diferenciam suas versões a partir das ações de versionamento.Referências
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