ANÁLISE DAS AÇÕES DE VERSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS A PARTIR DE ALTERAÇÕES DE CONTEÚDO, TECNOLOGIA E PROCESSO

Autores

  • Vladimir Fortes dos Santos CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS http://orcid.org/0000-0002-6277-6096
  • José Osvaldo De Sordi CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Palavras-chave:

Versionamento. Gerenciamento de versões. Produtos e serviços digitais. Plataformas de conteúdo, tecnologia e processos.

Resumo

As empresas motivadas pelas crescentes necessidades dos clientes e mercados passaram a criar diferentes versões de serviços digitais (SD), aumentando os desafios e a gestão em ações de versionamento. Esta pesquisa analisa como são efetuadas a gestão das ações de versionamento nas plataformas de conteúdo, tecnologia e processos. Identificamos ao menos duas versões de SD, denominadas de versões completas e versões reduzidas, importantes no posicionamento do nicho de público e do preço do SD; analisamos três empresas, sendo do segmento de internet; soluções de negócios; e meios de pagamentos; cada empresa possui SD diferenciados para atender pequenas e grandes empresas, além da precificação diferente desses serviços, oferecendo as seguintes versões: i) hospedagem - com três versões, os Planos P, M e G, diferenciados pela quantidade de memória, espaço de banco de dados e quantidade de contas de e-mail; ii) CRM – com duas versões a Business que atende pequenas empresas e a Enterprise que atende grandes empresas, diferenciadas no conteúdo oferecendo recursos de vendas, serviços e marketing, e processo com armazenamento de informações; iii) conciliador de cartões – meios de pagamentos – com duas versões, a Vizzoo que atende pequenas empresas e a Nexxcard que atende grandes empresas, diferenciadas pelo refinamento e armazenamento de informações e dados, que dependem do volume de transações utilizados pelos clientes. Com isso, esta pesquisa analisa como os gestores das empresas de SD diferenciam suas versões a partir das ações de versionamento.

Biografia do Autor

Vladimir Fortes dos Santos, CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Mestrado Acadêmico em Administração pela Centro Universitário FMU concluí­do em fevereiro de 2018. Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), MBA pela FGV e extensão em Ohio University e especialização no Varejo pela Provar-USP e Dom Cabral. Atualmente é Diretor Financeiro e Administrativo da CSD Companhia Sulamericana de Distribuição, uma empresa varejista com 50 lojas e operações nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Posição anterior de sócio-diretor na HLB Onix Auditoria e Consultoria Empresarial Ltda. e professor convidado de Pós-Graudação/MBA na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade da Estácio de Sá, também foi professor de graduação em Ciências Contábeis na Universidade Paulista. Tem experiência na área de Administração e Controladoria, com ênfase em Aquisições de Empresas e Due diligence, Integração Financeira em empresas incorporadas, Projetos de Privatizações, Controles Internos, Auditoria Externa e Interna, Relatórios IFRS e USGAAP e Avaliações de Empresas (Valuation Model).

José Osvaldo De Sordi, CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

ORIENTADOR DA PESQUISA E DEFESA DA DISSERTAÇíO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇíO DE EMPRESAS DE VLADIMIR FORTES DOS SANTOS.

Referências

ALTMANNINGER, K.; SEIDL, M.; WIMMER, M. A Survey on Model Versioning Approaches. International Journal of Web Information Systems. Vol. 5 No. 3, pp. 271-304, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

BHARADWAJ, A. S.; PAVLOU, P.; EL SAWY, O A.; VENKATRAMAN, N. Digital Business Strategy: Toward a Next Generation of Insights. MIS Quarterly, Vol. 37 No. 2, pp. 471-482, 2013.

CSORBAW, G.; HAHNZ, J. H. Functional degradation and asymmetric network effects. The Journal of Industrial Economics. v. LIV, n. 2, p. 252-268, 2006.

DE SORDI, J. O.; NELSON, R. E.; MEIRELES, M.; DA SILVEIRA, M. A. Development of digital products and services: Proposal of a framework to analyze versioning actions. European Management Journal. 34(5):564-78, 2016.

DENECKERE, R. J.; MCAFEE, R. P. Damaged Goods. Journal of Economics and Management Strategy, 5 (2), p.149–74, 1996.

DEY, D.; LAHIRI, A.; ZHANG, G. Quality Competition and market segmentation in the security software market. MIS Quarterly, v. 38 n. 2, p. 589-606, 2014.

HAHN, J. H. Damaged Durable Goods. Rand Journal of Economics, 37 (1), p. 121–33, 2006.

KALIA, A.; SOOD, S. A metrics based framework to improve maintainability of reusable software components through versioning. International Journal of Advanced Research in Computer Science: Research Paper. Vol. 8, n.3, 2017.

KASTRO, Y.; BENER, A. B. A defect prediction method for software versioning. Software Qual J. 16:543-562, 2008.

MALIAPPISS, M. T.; SIDERIDIS, A. B. A framework of knowledge versioning management. Expert Systems, 21 (3), p. 149 e156, 2004.

MEYER, M. H.; ZACK, M. H. The design and development of information products. Sloan Management Review, 37(3), 43-59, 1996.

NYLÉN, D.; HOLMSTROM, J. Digital Innovation Strategy: A Framework for Diagnosing and Improving Digital Product and Service Innovation. Elsevier Business Horizons, 58, 57-67, 2015.

PAVLOU, P. A.; EL SAWY, O. A. From IT Leveraging Competence to Competitive Advantage in Turbulent Environments. Information Systems Research (17:3), pp. 198-227, 2006.

PAVLOU, P. A.; EL SAWY, O. A. The "˜Third Hand"™: IT-Enabled Competitive Advantage in Turbulence through Improvisational Capabilities. Information Systems Research (21:3), pp. 443-471, 2010.

PWC. Indústria 4.0: Digitalização como vantagem competitiva no Brasil. www.pwc.com/industry4.0, 2016.

SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R. Versioning: The smart way to sell information. Harvard Business Review, 76 (6), 107 e 114. 1998.

SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R. Information rules: A strategic guide to the network economy. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press,p. 352, 1999.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. Pearson Education do Brasil. 9ª Ed. 2011.

SUSARLA, A.; OH, J-H., TAN, Y. Social Networks and the Diffusion of User-Generated Content: Evidence from YouTube. Information Systems Research (23:1), pp. 123-141, 2012.

VARIAN, H. R. Versioning information goods in internet publishing and beyond. Ed. Brian Kahin and Hal R. Varian, Cambridge, MA: MIT Press, p. 190–202, 2000.

WILLIAMS, K.; CHATTERJEE, S.; ROSSI, M. Design of Emerging Digital Services: A Taxonomy. European Journal of Information Systems, 17, 505–517, 2008.

YIN, R. K. Case study research: Design and Methods. Sage Publications. International Educational and Professional Publisher. London, 1994.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

DOS SANTOS, V. F.; DE SORDI, J. O. ANÁLISE DAS AÇÕES DE VERSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS A PARTIR DE ALTERAÇÕES DE CONTEÚDO, TECNOLOGIA E PROCESSO. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 88, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1854. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Produto Tecnológico