ANÁLISE DAS AÇÕES DE VERSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS A PARTIR DE ALTERAÇÕES DE CONTEÚDO, TECNOLOGIA E PROCESSO

Autores

  • Vladimir Fortes dos Santos CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS http://orcid.org/0000-0002-6277-6096
  • José Osvaldo De Sordi CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Palavras-chave:

Versionamento. Gerenciamento de versões. Produtos e serviços digitais. Plataformas de conteúdo, tecnologia e processos.

Resumo

As empresas motivadas pelas crescentes necessidades dos clientes e mercados passaram a criar diferentes versões de serviços digitais (SD), aumentando os desafios e a gestão em ações de versionamento. Esta pesquisa analisa como são efetuadas a gestão das ações de versionamento nas plataformas de conteúdo, tecnologia e processos. Identificamos ao menos duas versões de SD, denominadas de versões completas e versões reduzidas, importantes no posicionamento do nicho de público e do preço do SD; analisamos três empresas, sendo do segmento de internet; soluções de negócios; e meios de pagamentos; cada empresa possui SD diferenciados para atender pequenas e grandes empresas, além da precificação diferente desses serviços, oferecendo as seguintes versões: i) hospedagem - com três versões, os Planos P, M e G, diferenciados pela quantidade de memória, espaço de banco de dados e quantidade de contas de e-mail; ii) CRM – com duas versões a Business que atende pequenas empresas e a Enterprise que atende grandes empresas, diferenciadas no conteúdo oferecendo recursos de vendas, serviços e marketing, e processo com armazenamento de informações; iii) conciliador de cartões – meios de pagamentos – com duas versões, a Vizzoo que atende pequenas empresas e a Nexxcard que atende grandes empresas, diferenciadas pelo refinamento e armazenamento de informações e dados, que dependem do volume de transações utilizados pelos clientes. Com isso, esta pesquisa analisa como os gestores das empresas de SD diferenciam suas versões a partir das ações de versionamento.

Biografia do Autor

Vladimir Fortes dos Santos, CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Mestrado Acadêmico em Administração pela Centro Universitário FMU concluí­do em fevereiro de 2018. Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), MBA pela FGV e extensão em Ohio University e especialização no Varejo pela Provar-USP e Dom Cabral. Atualmente é Diretor Financeiro e Administrativo da CSD Companhia Sulamericana de Distribuição, uma empresa varejista com 50 lojas e operações nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Posição anterior de sócio-diretor na HLB Onix Auditoria e Consultoria Empresarial Ltda. e professor convidado de Pós-Graudação/MBA na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade da Estácio de Sá, também foi professor de graduação em Ciências Contábeis na Universidade Paulista. Tem experiência na área de Administração e Controladoria, com ênfase em Aquisições de Empresas e Due diligence, Integração Financeira em empresas incorporadas, Projetos de Privatizações, Controles Internos, Auditoria Externa e Interna, Relatórios IFRS e USGAAP e Avaliações de Empresas (Valuation Model).

José Osvaldo De Sordi, CENTRO UNIVERSITíRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

ORIENTADOR DA PESQUISA E DEFESA DA DISSERTAÇíO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇíO DE EMPRESAS DE VLADIMIR FORTES DOS SANTOS.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

DOS SANTOS, V. F.; DE SORDI, J. O. ANÁLISE DAS AÇÕES DE VERSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DIGITAIS A PARTIR DE ALTERAÇÕES DE CONTEÚDO, TECNOLOGIA E PROCESSO. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 88, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1854. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Produto Tecnológico