Ciberativismo do Consumidor na Black Friday 2017

Autores

  • Norberto Almeida de Andrade FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Giuliano Carlo Rainatto Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Jucilene Moreira de Barros Faria Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Eric David Cohen Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Ciberativismo, Redes Sociais, Netnografia, Análise de Redes

Resumo

Em decorrência do descaso ocorrido nas relações de consumo, os consumidores tem se manifestado nas redes sociais para expor suas insatisfações sejam de produtos (e) (ou) serviços junto í s empresas. Com o empoderamento deste novo consumidor nas mí­dias sociais o novo modelo mental que impacta nas relações mercadológicas tem modificado expressivamente o cenário atual nas organizações e reputação das marcas.                        

Neste ambiente de serviço de atendimento ao cliente e a convergência digital busca-se investigar as motivações e os múltiplos aspectos de ciberativismo que conduzem os consumidores a participar destas comunidades virtuais para reclamar das empresas. Para maior entendimento do estudo será utilizada uma abordagem de pesquisa mista através da analise de redes e a netnografia.                               

A relevância destaca-se que é um assunto atual e de grande importância compreender a mudança de atitude dos consumidores nas redes sociais no ambiente digital, desta forma é possí­vel descrever o papel do novo consumidor na mobilização digital e verificar a forma de operar das mí­dias sociais e sites de reclamação, apontando semelhanças e diferenças nas relações de consumo. Desta forma surge o questionamento, será que o ciberativismo dos consumidores insatisfeitos na rede social do Facebook tem influência sobre a reputação das empresas?                                                                                                                     

Analisamos a comunidade virtual do Reclame Aqui durante a Black Friday 2017 para realizar uma abordagem de método misto: quantitativo e qualitativo, conjugando análise de conteúdo e netnografia a pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para trazer uma reflexão sistemática sobre as reclamações nas redes sociais digitais sobre as marcas, além de suprir a escassez de reflexões pertinentes ao tema, proporcionando benefí­cios que se revelam em conteúdo e base de ação para os interessados

Biografia do Autor

Norberto Almeida de Andrade, FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

- Mestrando em Administração com írea de Concentração
em Organizações Inovadoras. Linha de pesquisa:
Marketing e Comportamento de Consumo pela Faculdades
Metropolitanas Unidas (FMU).
- MBA em Marketing Digital pela Faculdade Impacta
Tecnologia.
- Graduado em Gestão Empresarial pela FATEC (Centro
Paula Souza).
- Graduado em Gestão Comercial pela FATEC (Centro
Paula Souza).
- Licenciatura em Letras pelas Faculdades Oswaldo
Cruz (FOC).

Giuliano Carlo Rainatto, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestrando em Administração pela (FMU) Faculdades Metropolitanas Unida, Graduado em administração pela FAAP - pós graduado em finanças pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e pós graduado em Direito tributário pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

Jucilene Moreira de Barros Faria, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Mestranda em Administração pela (FMU) Faculdades Metropolitanas Unida, Graduada em Letras pela UNIFAI (Universidades Integradas), Pós Graduação Lato Sensu em Marketing de Relacionamento pela USJT (Universidade São Judas Tadeu), MBA em Administração, Negócios e Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Eric David Cohen, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade S. Judas Tadeu (1982), com Mestrado em Administração pela Clemson University (1997) e Master of Computer Science pela Arizona State University (1993). Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2004) e Pós doutorado em Administração pela Universidade Mackenzie. Foi pesquisador bolsista do governo americano (Fulbright Scholar). Professor Doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (curso de Administração de Empresas) e professor do curso de graduacao {Ciencias Atuariais) do Centro Univesitario da FMU. Anteriormente, foi Reitor do Centro Universitário Curitiba (2009-2010) e Diretor Nacional de Programas Executivos do IBMEC (2005-2008). Professor do curso de Mestrado em Administração do Centro Universitário Alfa. Possui larga experiência acadêmica e gerencial em Estudos de Mercado, Métodos Quantitativos, Pesquisa de Marketing e Gestão de Serviços.

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

DE ANDRADE, N. A.; RAINATTO, G. C.; FARIA, J. M. de B.; COHEN, E. D. Ciberativismo do Consumidor na Black Friday 2017. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1851. Acesso em: 22 dez. 2024.

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