Ciberativismo do Consumidor na Black Friday 2017
Palavras-chave:
Ciberativismo, Redes Sociais, Netnografia, Análise de RedesResumo
Em decorrência do descaso ocorrido nas relações de consumo, os consumidores tem se manifestado nas redes sociais para expor suas insatisfações sejam de produtos (e) (ou) serviços junto í s empresas. Com o empoderamento deste novo consumidor nas mídias sociais o novo modelo mental que impacta nas relações mercadológicas tem modificado expressivamente o cenário atual nas organizações e reputação das marcas.                       Â
Neste ambiente de serviço de atendimento ao cliente e a convergência digital busca-se investigar as motivações e os múltiplos aspectos de ciberativismo que conduzem os consumidores a participar destas comunidades virtuais para reclamar das empresas. Para maior entendimento do estudo será utilizada uma abordagem de pesquisa mista através da analise de redes e a netnografia.               Â
A relevância destaca-se que é um assunto atual e de grande importância compreender a mudança de atitude dos consumidores nas redes sociais no ambiente digital, desta forma é possível descrever o papel do novo consumidor na mobilização digital e verificar a forma de operar das mídias sociais e sites de reclamação, apontando semelhanças e diferenças nas relações de consumo. Desta forma surge o questionamento, será que o ciberativismo dos consumidores insatisfeitos na rede social do Facebook tem influência sobre a reputação das empresas?                                                          Â
Analisamos a comunidade virtual do Reclame Aqui durante a Black Friday 2017 para realizar uma abordagem de método misto: quantitativo e qualitativo, conjugando análise de conteúdo e netnografia a pesquisa. Espera-se que este estudo contribua para trazer uma reflexão sistemática sobre as reclamações nas redes sociais digitais sobre as marcas, além de suprir a escassez de reflexões pertinentes ao tema, proporcionando benefícios que se revelam em conteúdo e base de ação para os interessados
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