Terceiro setor e valor econômico: uma análise da Santa Casa de Misericórdia do Recife
Palavras-chave:
Terceiro setor, Valor Econômico, Valor de Negócio.Resumo
O Terceiro Setor é formado por associações e entidades sem fins lucrativos, que possuem como propósito exclusivo desenvolver o bem estar social e coletivo da sociedade, tem seus primeiros estudos nos Estados Unidos. Com base no papel deste setor, o objetivo deste trabalho foi verificar o resultado social, através do valor do negócio, obtido pela entidade filantrópica Santa Casa de Misericórdia do Recife, durante os exercícios sociais de 2014 e 2015. A metodologia utilizada para concretização dos objetivos teve início com uma pesquisa bibliográfica, a qual deu suporte para coletar as informações teóricas que auxiliaram no levantamento das variáveis e, posteriormente foi feita uma pesquisa documental, baseada nas informações contábeis publicadas e divulgadas pela entidade nas figuras do balanço social e demonstração do superávit e déficit do exercício. Após realização dos cálculos, identificou-se que o valor do negócio foi positivo para os dois anos estudados, devido ao superávit gerado pela entidade na execução de atividades de teor econômico, por esta razão a mesma não precisa depender de doações para prestar serviços à sociedade. Dessa forma, infere-se que a entidade analisada, no que tange a gestão de seus recursos econômicos, conseguiu construir, ao invés de destruir valor nos períodos analisados.
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