Os impactos das práticas de ITIL nos resultados organizacionais na área de tecnologia: um levantamento bibliográfico sobre governança em TI

Autores

  • Silvana Chiaretto Universidade FUMEC, Minas Gerais
  • Flávia Caroline Paiva Sales Universidade FUMEC, Minas Gerais

Palavras-chave:

Gerenciamento de Serviços, Tecnologia da Informação, Estratégia Empresarial, Governança em TI.

Resumo

Na busca pela qualidade dos seus serviços, as organizações procuram as melhores formas de serem mais eficientes e eficazes. Por isso o Gerenciamento de Serviços de TI está se destacando, por causa das melhores práticas adotadas, frameworks e modelos para poder gerenciar a Tecnologia da Informação a ní­vel operacional, tático e estratégico, atendendo as necessidades e objetivos do negócio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. E por fim, o estudo mostrou a interligação da estratégia de TI à estratégia empresarial. Se for bem gerenciada e agregar valor ao negócio, pode ser uma ferramenta estratégica para maximizar os resultados da organização.

Biografia do Autor

Silvana Chiaretto, Universidade FUMEC, Minas Gerais

Professora e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Fumec. Coordenadora da pós-graduação da FACE - lato sensu.

Flávia Caroline Paiva Sales, Universidade FUMEC, Minas Gerais

Aluna do MBA em Gestão Estratégia de Negócio da Universidade Fumec - FACE

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

CHIARETTO, S.; SALES, F. C. P. Os impactos das práticas de ITIL nos resultados organizacionais na área de tecnologia: um levantamento bibliográfico sobre governança em TI. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–146, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1244. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS