PRÁTICAS DE COMPLIANCE EM UMA EMPRESA DE TELEATENDIMENTO

Autores

Palavras-chave:

Compliance.Teoria institucional. Teleatendimento

Resumo

Na última década, a realidade brasileira tem mostrado um paí­s em que tem ocorrido escândalos de ordens polí­tica, econômica e social que envolveram grandes empresas multinacionais. E como forma de mitigar atitudes corruptivas é a adoção do Compliance. O objetivo do estudo é compreender as práticas de Compliance adotadas em uma empresa de teleatendimento de grande porte no Brasil. A abordagem adotada é uma pesquisa qualitativa, descritiva por meio de um estudo de caso. A empresa utiliza de alguns tipos de controle internos para assegurar o cumprimento da Lei 12.846/13 como o Canal de Denúncias, Auditoria interna; Área de Segurança Corporativa e Matriz de Riscos. A empresa busca investir em infraestrutura, tecnologia e principalmente em pessoas.

Biografia do Autor

Maraí­sa da Silva Soares Costa, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Faculdade Unyleya

Professor Tutor da Faculdade Unyleya. Doutoranda em Administração na Puc Minas. Possui Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa, área temática de concentração: trabalho e emprego. Diploma reconhecido pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, na modalidade de Mestre em Administração. Graduada em Administração pela PUC Minas. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching. Integrante do Grupo de Pesquisa GEDI - Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão, Pesquisadora da PUC MINAS.Possui graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquí­mica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS(UFSC). Foi analista de gestão e farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA .Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em administração ,interação medicamentosa e pesquisa.Supervisora de estágio curricular e não curricular.Pesquisadora da FUMEC (parceria).

Carolina Pinheiro Batista, Universidade Fumec.

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC, com defesa realizada em junho de 2014. Possui graduação em Direito pela Universidade FUMEC (2001). Pós-graduada em direito Administrativo (Direito Ambiental). Atualmente é advogada, atuando em Escritório de Advocacia, além de atuar como pesquisadora na área acadêmica e docente em EAD e curso presencial de pós-graduação. 

Silvana Chiaretto, Universidade Fumec e Faculdade Unimed

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC, Especialista em Comunicação e marketing pelo UNIBH e graduada em Comunicação Social pelo Unicentro Newton Paiva com 28 anos de experiência nas áreas de liderança, marketing, comunicação, publicidade, vendas e gestão de pessoas; 14 anos de experiência na área de educação. Lecionou e/ou orientou trabalhos cientí­ficos nas instituições: Newton Paiva, UNIBH, UNA, Faculdade Pitágoras, Universidade Fumec, PUC MG e Faculdade Unimed. 

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

COSTA, M. da S. S.; FERREIRA, C. A. A.; BATISTA, C. P.; CHIARETTO, S. PRÁTICAS DE COMPLIANCE EM UMA EMPRESA DE TELEATENDIMENTO. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 47, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/2358. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS