A importância da educação continuada para o serviço operacional no corpo de bombeiros de Minas Gerais
Palavras-chave:
Educação continuada, Treinamento profissional, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.Resumo
A atuação operacional de bombeiro militar exige preparo contínuo e atualização de conhecimentos, por sua diversidade e imprevisibilidade inerentes. Desse modo, é indispensável à utilização de metodologias de capacitação e aprimoramento técnico que conduza à eficiência nas ações em prol do bem estar social. O objetivo dessa pesquisa científica foi avaliar a importância estratégica da Educação Continuada para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Observou-se que o treinamento deste profissional é voltado para o esforço individual e pontual focalizado no futuro do profissional.
Referências
BATISTA, Fábio F. O governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federal. Brasília: Ipea, 2004. 111 p. Disponível em:< http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=4602>. Acesso em: Acesso em: 24 abr.2106.
BATISTA, Fábio F.; et al. O Governo que aprende: a Gestão do Conhecimento no setor público. Brasília: Ipea, 2005. 125 p. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1022.pdf>. Acesso em: 24 abr.2106.
BATISTA, Fábio F. Modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do Cidadão. Brasília: Ipea, 2012. 132p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Atualizada até a emenda 45. São Paulo: Saraiva, 2005.
CARBONE, P. P. et al. (2006). Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ISBN 85-225-0513-6. 172 p.
CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. 2004. Disponível em: <http://www.design.org.br/artigos _cientificos/o_20que_20entendemos_20por_20conhecimento_20t_c3_a1cito_20e_20expl_c3_adcito.pdf >. Acesso em: 15 mar. 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento. In: Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. cap. 12, p. 365-392.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. São Paulo, Editora Atlas, 2004, 495p.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Resolução nº 083, de 06.
de setembro de 2002: Aprova o Regulamento de Ensino Profissional do Corpo de
Bombeiros Militar de Minas Gerais (REPCBM). Belo Horizonte, 2002. 51 p.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Resolução nº 255, de 02.
de julho de 2007: Especifica o Treinamento Profissional no CBMMG e Revoga a
Resolução nº 70, de 15 de abril de 2002. Belo Horizonte, 2007. 30 p.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Resolução nº532, de 22
de dezembro de 2013: Dispõe sobre a jornada de trabalho no CBMMG e dá outras providências. Belo Horizonte, 2013. 13 p.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Plano de Comando 2015/2016. Belo Horizonte. 2015.109 p.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, Plano Anual de Treinamento 2016 -1° COB. Belo Horizonte. 2016a. 30p.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2.ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2007. 248 p.
EDUCAÇíO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009. 714p.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. 206 p.
KEHL, Rangel. A importância da educação continuada para o Corpo de
Bombeiros Militar de Santa Catarina. 2012. 53 f. Monografia (conclusão de curso) - Academia Bombeiro Militar, Centro de Ensino Bombeiro Militar, Florianópolis, 2012.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho
científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório,
publicações e trabalhos científicos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 223 p.
LINKE, Davi B. Análise Comparativa entre o Treinamento Extensivo e o Treinamento Técnico por recolhimento realizados na sede do 10°BBM nos anos de 2012 e 2013. 76p. Monografia (conclusão de curso) - Academia Bombeiro Militar, Belo Horizonte, 2014.
ORLICKAS, Elizenda. Modelos de Gestão: das teorias da administração a gestão estratégica. 10ª ed .rev,atual. e ampl. Curitiba:Ibpex, 2010- (Serie Administração Estrategica).
PORTAL da Educação Corporativa. Desenvolvimento por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior., 2016. Disponível em: <http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/>. Acesso em: 29 abr.2016. Site.
SANTOS, C. M. Educação continuada. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Universidade Bandeirante de São Paulo, 1999.
SILVA, Juliana Saragiotto. Gestão do Conhecimento e Gestão de Pessoas: desafios para organizações públicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000433948&fd=y>. Acesso em: 26 abr.2106.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).