A influência de agente de governança no processo de governança corporativa: um estudo bibliográfico sobre a secretaria de governança

Autores

  • Silvana Chiaretto Universidade Fumec, Minas Gerais
  • Silvana Pugedo Frade Paes Universidade Fumec

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Secretaria de Governança, Processo decisório

Resumo

A pesquisa aborda a influência da Secretaria de Governança, como agente de governança, no processo de governança corporativa. O objetivo principal foi compreender como a Secretaria Geral pode ser facilitadora e fomentadora no processo da governança corporativa das organizações. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre o tema. Por fim, considera-se que dispor de uma Secretaria de Governança está ao alcance de qualquer organização, independentemente do seu porte ou do setor de atuação, contribuindo, neste sentido, para a qualidade do seu processo decisório e gerando valor para as partes inter-relacionadas.

Biografia do Autor

  • Silvana Chiaretto, Universidade Fumec, Minas Gerais
    Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Pós-graduada em Comunicação e Marketing pelo UNIBH e graduada em Comunicação Social pelo Unicentro Newton Paiva. Coordenadora da área de ciências empresariais - FACE e do curso de MBA em Gestão em Marketing Estratégico e professora dos cursos de MBA/pós-graduação da Universidade FUMEC e outros.
  • Silvana Pugedo Frade Paes, Universidade Fumec
    MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Universidade Fumec.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A influência de agente de governança no processo de governança corporativa: um estudo bibliográfico sobre a secretaria de governança. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 128–143, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1241. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

51-60 de 94

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.