CUSTO DE CONFORMIDADE DA ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL
Resumo
O sistema tributário brasileiro é amplamente reconhecido pela sua complexidade, que inclui uma grande quantidade de tributos, fragmentação entre as esferas de governo e frequentes alterações nas normas fiscais. Este cenário acarreta desafios substanciais tanto para o cumprimento das obrigações fiscais quanto para a conformidade tributária, resultando em elevados custos operacionais para empresas e indivíduos. O conceito de custo de conformidade tributária envolve não apenas o pagamento dos tributos em si, mas também os custos associados ao cumprimento de obrigações acessórias e à manutenção da regularidade fiscal. Esse estudo busca analisar esses custos, destacando as dificuldades e implicações para o ambiente empresarial brasileiro. Ademais, o estudo se propõe a explorar alternativas e práticas que possam reduzir esses custos, como a modernização dos sistemas de controle e a adoção de tecnologias digitais que possibilitem a automação e a integração de dados fiscais, tornando o processo mais eficiente e menos oneroso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).