Estudo de modelo de avaliação de desempenho de agências de banco de varejo

Autores

  • Marcos Antonio Maia de Oliveira FATEC Guarulhos/SP
  • Eric Duarte Campanhan Centro universitário de Santo André (UNIA)
  • Mariluci Alves Martino FATEC Guarulhos/SP

Palavras-chave:

Estudo, Desempenho, Bancos.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o estudo de um modelo de avaliação de desempenho que visa demonstrar as instituições bancárias voltadas ao atendimento de varejo, as agências e aos gestores, os resultados alcançados com a aplicação do modelo de avaliação do desempenho. Procurou-se analisar por meio de um estudo de caso como este modelo de análise de desempenho verifica e demonstra os resultados. Duas agências, com caracterí­sticas diferentes, foram o campo deste trabalho. Realizou-se um levantamento de dados com base em junho de 2014 com a finalidade de mostrar como as variáveis de captação, aplicação, receita de serviços, despesas, etc. são geridas pela instituição. O cenário econômico atual possui uma acirrada concorrência, dessa forma é natural que em setores competitivos, como o setor bancário de varejo, apenas organizações sólidas permaneçam. Dessa forma exigisse de seus administradores constantes ganhos de eficiência sem se distanciarem de um aspecto financeiro de lucratividade.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio Maia de Oliveira, FATEC Guarulhos/SP
    Doutor e Mestre em Administração. Graduação em Administração, Ciências Econômicas e Matemática e Pós-Graduação em Logí­stica e em Gestão Pública. Diretor da FATEC Guarulhos/SP (Faculdade de Tecnologia de Guarulhos/SP). Avaliador de Cursos Superiores de Graduação, Graduação Tecnológica e de Instituições de Educação Superior, pelo INEP/MEC. Consultor Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP).
  • Eric Duarte Campanhan, Centro universitário de Santo André (UNIA)
    Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro universitário de Santo André (UNIA).
  • Mariluci Alves Martino, FATEC Guarulhos/SP
    FATEC GUARULHOS/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP, Mestre em Administração pela PUC-SP, com ênfase na írea de Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é Coordenadora Técnica do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza e Colaboradora do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Estudo de modelo de avaliação de desempenho de agências de banco de varejo. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 147–166, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1364. Acesso em: 2 out. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 56

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.