Estudo de modelo de avaliação de desempenho de agências de banco de varejo

Autores

  • Marcos Antonio Maia de Oliveira FATEC Guarulhos/SP
  • Eric Duarte Campanhan Centro universitário de Santo André (UNIA)
  • Mariluci Alves Martino FATEC Guarulhos/SP

Palavras-chave:

Estudo, Desempenho, Bancos.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o estudo de um modelo de avaliação de desempenho que visa demonstrar as instituições bancárias voltadas ao atendimento de varejo, as agências e aos gestores, os resultados alcançados com a aplicação do modelo de avaliação do desempenho. Procurou-se analisar por meio de um estudo de caso como este modelo de análise de desempenho verifica e demonstra os resultados. Duas agências, com caracterí­sticas diferentes, foram o campo deste trabalho. Realizou-se um levantamento de dados com base em junho de 2014 com a finalidade de mostrar como as variáveis de captação, aplicação, receita de serviços, despesas, etc. são geridas pela instituição. O cenário econômico atual possui uma acirrada concorrência, dessa forma é natural que em setores competitivos, como o setor bancário de varejo, apenas organizações sólidas permaneçam. Dessa forma exigisse de seus administradores constantes ganhos de eficiência sem se distanciarem de um aspecto financeiro de lucratividade.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Maia de Oliveira, FATEC Guarulhos/SP

Doutor e Mestre em Administração. Graduação em Administração, Ciências Econômicas e Matemática e Pós-Graduação em Logí­stica e em Gestão Pública. Diretor da FATEC Guarulhos/SP (Faculdade de Tecnologia de Guarulhos/SP). Avaliador de Cursos Superiores de Graduação, Graduação Tecnológica e de Instituições de Educação Superior, pelo INEP/MEC. Consultor Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP).

Eric Duarte Campanhan, Centro universitário de Santo André (UNIA)

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro universitário de Santo André (UNIA).

Mariluci Alves Martino, FATEC Guarulhos/SP

FATEC GUARULHOS/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP, Mestre em Administração pela PUC-SP, com ênfase na írea de Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é Coordenadora Técnica do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza e Colaboradora do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M. de; CAMPANHAN, E. D.; MARTINO, M. A. Estudo de modelo de avaliação de desempenho de agências de banco de varejo. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 147–166, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1364. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS