Estrutura, tecnologia e o efeito da configuração estrutural no desempenho das organizações: um ensaio teórico

Autores

  • Luis Fernando Enciso Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)
  • Vinicius Abilio Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Palavras-chave, Estrutura, Tecnologia, Configuração, Desempenho, Governança Corporativa.

Resumo

Este trabalho, sob a forma de ensaio teórico, discorre sobre os efeitos que as estruturas e a tecnologias organizacionais podem causar no desempenho, de acordo com as diferentes possibilidades de configurações. O objetivo é descrever e relacionar conceitos de estruturas formais das organizações, tecnologia e desempenho organizacional, buscando uma linha teórica dentro dos conceitos e mecanismos de governança corporativa. É realizada uma revisão bibliográfica para apresentar conceitos sobre configurações estruturais, tecnologia, coordenação e controle, desempenho e governança corporativa. Também é analisado o campo de pesquisa relacionado a estrutura de propriedade no Brasil. Por fim são feitas algumas considerações sobre estas teorias e é sugerido mais pesquisas no contexto de configurações estruturais relacionadas ao desempenho no Brasil.

Biografia do Autor

Luis Fernando Enciso, Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Mestre em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Vinicius Abilio Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

ENCISO, L. F.; MARTINS, V. A. Estrutura, tecnologia e o efeito da configuração estrutural no desempenho das organizações: um ensaio teórico. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 38–53, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1523. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS