Comunicação no processo de implantação da governança corporativa em empresas

Autores

  • Enio Tadashi Nose Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • Narciso Jose Santaella Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • Luiz Gustavo Argentino Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • José Luis de Medeiros Sousa Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Comunicação, Stakeholders.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a comunicação na implantação e execução das boas práticas de Governança Corporativa apontada nos artigos pesquisados. O artigo foi desenvolvido por meio de um estudo bibliográfico, confrontando artigos que abordam comunicação e governança corporativa em seus respectivos resumos. Foram utilizadas duas bibliotecas eletrônicas Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Scientific Periodicals Eletronic Library (Spell) como fontes para a pesquisa; dentro dos parâmetros foram encontrados 14 artigos, que serviram como base para as análises. Conclui-se que a comunicação dentro da Governança Corporativa é um tema que deve ser melhor explorado, para gerar uma transparência e melhor divulgação de informações, como preconiza as boas práticas da Governança Corporativa.        

Biografia do Autor

  • Enio Tadashi Nose, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
    Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU
  • Narciso Jose Santaella Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
    Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU
  • Luiz Gustavo Argentino, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
    Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU. Mestrando em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU. Brasil
  • Alessandro Marco Rosini, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)
    Pós-Doutor em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutor em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestre em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas, Graduado em Fí­sica. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-PPGA/FMU.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Comunicação no processo de implantação da governança corporativa em empresas. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 3–18, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1208. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 58

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.