Universidades corporativas como forma de criação de valor e competitividade organizacional
Palavras-chave:
Universidades corporativas, Educação corporativa, Criação de valor, Competitividade, Era do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional.Resumo
O presente trabalho analisa o surgimento das UCs (Universidades Corporativas) e seu desenvolvimento a partir da Era do Conhecimento até os dias atuais. O objetivo foi compreender as formas de ações das UCs para a criação de valor e consequentemente a competitividade organizacional. A metodologia utilizada para obter as informações necessárias para a produção deste artigo consiste na pesquisa bibliográfica e obras de especialistas nas áreas de gestão de pessoas e educação. O levantamento permitiu entender a importância do capital humano para as organizações, os métodos utilizados para potencializar e estimular o conhecimento dos individuos e o diferencial que este novo modo de pensar trouxe para a organização e seus stakeholders como um todo. No artigo, as definições e características das UCs foram contextualizadas com o intuito de demonstrar sua importância para a aquisição de valor e vantagem competitiva perante o mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).