A responsabilidade social corporativa no contexto de micros e pequenas empresas / Corporate social responsibility in the context of micros and small business
Palavras-chave:
Organizações, Benefícios, Projetos.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de contextualizar a responsabilidade social corporativa aplicada nas micros e pequenas empresas da cidade de Maceió, onde é analisado quais os benefícios de uma organização com pouco espaço de mercado em nível nacional ao realizar um projeto englobando os aspectos da responsabilidade social corporativa. E tornar-se referência na cidade que está inserida, além disso, passando a ter pelos seus clientes um novo conceito. Serão analisados aspectos estratégicos de uma política de RSC juntamente com uma análise de itens que incidem diretamente no cotidiano das organizações.
Referências
Acevedo, C. R.; Nohara, J. J. & Primolan, L. V. (2007). Influência da responsabilidade social
corporativa na decisão de compra do consumidor. Anais do Seminários em Administração. São Paulo, SP, Brasil, 10.
Ashley, P. A. (2002). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, SP: Saraiva.
Belizário, F. B. (2006). O lugar da comunicação no discurso da responsabilidade social: entre o cinismo e a alienação. UNIrevista, 1(3), 1-16.
Global Compact. (2007). What is the UN Global Compact? Recuperado em 8 fevereiro, 2007, de http://www.unglobalcompact.org
Godoy, A. S. (2006). Estudo de caso qualitativo. In Silva, A. B., Godoi, C. K., Bandeira-Mello, R. (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e método. São Paulo, SP: Saraiva, 115-146.
Holliday, C.O., Schmidheiny, S., & Watts, P., (2002). Cumprindo o Prometido: casos de sucesso de desenvolvimento sustentável (1ª Ed.). Rio de Janeiro, RJ: Campus.
ETHOS. (2009). INSTITUTO ETHOS. Recuperado 13 em dezembro, 2009, de
http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3344&Alias=Ethos&Lang=pt-BR
Kraemer, M. E. P. (2004). A busca de estratégias competitivas através da gestão ambiental.
Recuperado em 18 abril, 2010, de http://www.gestiopolis.com/recursos3/docs/ger/vencompgesamb.htm
Kroetz, C. E. S. (2000). Balanço social: teoria e prática. São Paulo, SP: Atlas.
Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo, SP: Prentice Hall.
Melo Neto, F. P., & Froes, C. (2001). Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial – A
Administração do Terceiro Setor (2ª. Ed.). Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark.
Melo Neto, F.P., & Froes, C. (1999). Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro da filantropia tradicional í filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark.
Merriam, S. B. (1998). Qualitative research and case study applications in education (2 a ed.). San Francisco, USA: Jossey Bass.
ETHOS (2002). Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo, SP: Petrópolis.
Passos, E. (2004). Ética nas organizações. São Paulo, SP: Atlas.
Projectsigma. (1999). Sigma Guide To Sustainability Issues 1999. Recuperado em abril, 2010, de http://www.projectsigma.co.uk/Toolkit/SustainabilityIssuesGuide.pdf
Rynes, S., & Gephart Junior, R. P. (2004). From the editors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, 47(4), 454-461.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).