Gerente de projetos: habilidades humanas e comportamentais / Project manager: human and behaviours skills
Palavras-chave:
Gestão de projetos, Gerente de projetos, Habilidades humanas.Resumo
Um gerente de projetos deve priorizar as habilidades humanas e comportamentais do que as habilidades técnicas para a obtenção de êxito de projetos; uma vez que são as pessoas e a equipe que compõem um projeto. O artigo tem o propósito de descrever as habilidades humanas requeridas para um gestor conduzir a implementação de um projeto em uma organização, na busca de mitigar os conflitos com os stakeholders. Foi elaborada uma pesquisa descritiva alicerçadas por técnicas como a pesquisa-ação e estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio da experiência de um dos pesquisadores deste artigo no projeto e por meio de seis entrevistas com membros da equipe. Os pesquisadores estabeleceram cinco habilidades humanas e comportamentais que são requeridas aos gerentes: liderança, comunicação, gestão de mudança, motivação e gestão de conflito; e as usou para fins de análise e discussão dos resultados. Concluiu-se, pelo projeto de implementação do ERP pesquisado neste estudo, que esta organização considerou prioritariamente as habilidades técnicas do que as humanas ao selecionar alguns de seus gestores; e foi exatamente a ausência de repertório de habilidades humanas que comprometeu o gerenciamento do projeto.
Â
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).