SUSTENTABILIDADE APLICADA A SERVIÇOS DE VAREJO: UM ESTUDO EMPÍRICO EM UM SHOPPING CENTER DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Serviços, Varejo, Shopping center.Resumo
Com esta pesquisa pretendeu-se compreender como são as práticas de sustentabilidade em um ambiente de serviços de varejo, e para isso, a pesquisa foi realizada em um shopping center na cidade de São Paulo. Assim, elaborou-se o problema de pesquisa: Quais as práticas da sustentabilidade aplicada aos serviços de varejo em um shopping center? A pesquisa foi de natureza exploratória segundo Cervo e Bervian (2004). O método utilizado foi o qualitativo proposto por Merriam (2002). Para realizar a coleta dos dados, foram aplicadas sete entrevistas, com roteiros semiestruturados (MANZINI, 1990/1991), baseado no referencial teórico. Os resultados mostraram que o Shopping Center Eldorado apresenta práticas sustentáveis sob os pontos de vista ambiental, econômico e social.
Referências
ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Center. (2015). Disponível: <http://www.portaldoshopping.com.br>. Acesso em: 10 abril 2015.
<http://www.portaldoshopping.com.br/site/monitoramento/evolucao-do-setor>. Acesso em: 17 agosto.
<http://www.portaldoshopping.com.br/site/monitoramento/numeros-nas-capitais>. Acesso em: 17 agosto 2015.
ALBRECHT, K. (2002). Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo: Pioneira.
AMBROZINI, M. A.; NOLETO, C. P.; SILVA, A. L. C. (2010). Estudo de caso: sustentabilidade do Banco Real. Nucleus, v.7, n.1, abr.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. (2009). Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria í prática. São Paulo: Saraiva.
BATESON, J. EG.; HOFFMAN, K. D. (2003). Marketing de serviços. 4ª. ed. Porto Alegre: Bookman.
BELLEN, H. M. V. (2002). Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: um levantamento dos princípios sistemas de avaliação. In: EnANPAD 2002. Salvador – BA: Anais dos Resumos dos Trabalhos. CD-Rom.
BELLEN, H. M. V. (2004). Indicadores de sustentabilidade: um levantamento dos principais sistemas de avaliação. Caderno EBAPE-BR, v.3, mar.
CASTELLO, C.E.; FONTENELLE, A.P.; FONSECA, E.M.; PIMENTEL, M.O. (2015). BNDES -Setor de shopping center no Brasil: evolução recente e perspectivas. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/2575/1/BS%2026%20Setor%20de%20shopping%20center%20no%20Brasil_P.pdf>. Acesso em: 28 abril.
CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. (2004). Metodologia científica. 5 ª. ed. São Paulo: Pearson.
CLARO, P. B. O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. (2008). Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração. v. 43, n.4, p. 289-291, out./nov./dez.
DOAK, J. (2009). An inspector calls: Looking at retail development through a sustainability lens. Journal of Retail & Leisure Property. v. 8, n.4, p. 299–309.
ELKINGTON, J. (1994). Towards the sustainable corporation: Win-win-win business strategies for sustainable development. Califórnia Management Review. v. 36, n.2, p. 90-98.
ELKINGTON, J. (1999). Triple bottom-line reporting: Looking for balance. Australian CPA, Mar. v. 69, n. 2. p. 19-21.
ELKINGTON, J. (2012). Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil.
FLORES, J.G. (1994). Aproximación interpretativa al contenido de la información textual. In: FLORES, J.G. Análisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa.
Barcelona: PPU.
GAZIULUSOY, A. I. (2010). System innovation for sustainability: a scenario method and a workshop process for product development teams. Auckland.
GRAHAM, G. (2009). Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman.
GRÖNROOS, C. (2004). Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier.
JABBOUR, A.B.L.S.; JABBOUR, C.J.C. (2009). Are suppliers selection criteria going green? Case studies of companies in Brazil. Industrial Management & Data Systems, v.109, n.3.
LAS CASAS, A. L. (2000). Marketing de varejo. 2ª. ed. São Paulo: Atlas.
LEVY, M.; WEITZ, B. (1995). Retailing management. 2ª. ed. Chicago, USA: Inwin.
LEVY, M.; WEITZ, B. A. (2000). Administração de varejo. 3ª. ed. São Paulo: Atlas.
LEWISON, D. M. (1994). Retailing, 5ª. ed. New York, USA: Macmillan College.
MANZINI, E. J. (1990/1991). A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, v. 26/27.
MATTAR, F. N. (2011). Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.
McCLOUD, J. (1990). Malls respond to cry for increased service. Shopping Center World. Management Concerns. Nov.
MEIRELLES, D. S. E. (2006). O conceito de serviço. Revista de Economia Política, v. 26, n.1 (101), janeiro-março.
MERRIAM, S. B. (2002). Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis. 1.ed. Jossey-Bass.
NORMANN, R. (1993). Administração de serviços: estratégia e liderança na empresa de serviços: tradução Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas.
NOVAES, A. G. (2007). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier.
PARENTE, J. (2000). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas.
RACHMAN, D. J. (1973). Varejo: estratégia e estrutura – uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas.
SAVITZ, A. W.; WEBER, K. (2007). A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso e o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Campus.
SHERMAN, W. R., J.D., L.L.M., C.P.A. (2012). The triple bottom line: The Reporting Of "Doing Well" & "Doing Good". Journal of Applied Business Research. Jul/Aug, v. 28, n.4, p. 673-679.
SHOPPING ELDORADO (2015). . Disponível em <http://www.shoppingeldorado.com.br/card/telhado-verde>; <http://www.shoppingeldorado.com.br/card/projeto-telhado-verde>; <http://www.shoppingeldorado.com.br/card/historia> Acesso em: 5 de maio.
TÔSTO, S.G. (2010). Sustentabilidade e valoração de serviços ecossistêmicos no espaço rural do município de Araras, SP. Tese de Doutorado. Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas.
VEIGA, J. E. (2010). Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond.
YIN, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed.. Porto Alegre: Bookman.
ZYLBERSZTAJN, D.; LINS, C. (2010). Sustentabilidade e geração de valor: A transição para o século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).