Competitividade no agronegócio: uma análise do estado da arte da produção cientí­fica veiculada internacionalmente

Autores

  • Luisa Rhoden Rech Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paula da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Flávia Siqueira Abrahão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Márcia Mariados Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Guilherme Cunha Malafaia Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Palavras-chave:

Bibliometria. Internacional. Publicações

Resumo

O agronegócio é responsável por 21% do PIB brasileiro e aproximadamente 22% do PIB mundial. Portanto, as discussões sobre competitividade no agronegócio interessam à pesquisadores de todo o mundo, pois se trata de um tema relacionado ao mercado global. Com vistas à relevância da discussão, o objetivo desta pesquisa é oferecer, a pesquisadores e empreendedores do agronegócio, uma análise das publicações cientí­ficas nas bases de dados internacionais sobre competitividade no agronegócio. Trata-se de um estudo bibliométrico, que analisou 88 artigos publicados entre 2007 a 2017. Por meio das análises verificou-se uma grande participação de autores brasileiros, 135 do total de 258, correspondendo a 52%. Nota-se que este tema abrange pesquisadores de diversas instituições no mundo, parte dos artigos foram publicados em revistas classificadas nos estratos superiores da Plataforma Sucupira, os objetos mais estudados foram agronegócio e gado, com abordagens qualitativas na maior parte dos casos e as palavras-chave mais recorrentes foram food, management e agricultural, além daquelas utilizadas nas buscas: agribusiness e competitiveness. Também foram analisadas variáveis como publicações por ano, qualidade das revistas, metodologias, autoria e coautorias, entre outros. Isto posto, os resultados encontrados neste estudo apresentaram caracterí­sticas diversas com relação a metodologia e objetos pesquisados, a temática demostrou um grande potencial para pesquisas futuras devido ao interesse identificado em diversas partes do mundo a respeito da temática competitividade no agronegócio.

Biografia do Autor

Luisa Rhoden Rech, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Agronegócios (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados, graduada em Administração (2013) e Tecnóloga em Produção Publicitária (2009) pelo Centro Universitário da Grande Dourados.

Paula da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração pelo do Programa de Pós- Graduação em Administração da Escola de Administração - PPGAD da ESAN/UFMS. Mestre em Administração (2017) pela ESAN/UFMS, Campus de Campo Grande (MS), na área de concentração em Agronegócio e seus Aspectos Socioambientais - Orientadora Profª Drª Denise de Barros Azevedo. Doutoranda em Administração pela ESAN/UFMS, Campus de Campo Grande (MS), na área de concentração em Competitividade no Agronegócio - Orientadora Profª Drª Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo. Integrante dos Grupos de Pesquisas CNPQ "Dinâmica Evolutiva das Organizações Humanas" e "Sustentabilidade dos Agronegócios" e "NUPECON". Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2014). Tem experiência em pesquisas nas áreas da Nova Economia Institucional, Teoria dos Stakeholders, Diálogos entre os Stakeholders e Sustentabilidade.

Ana Flávia Siqueira Abrahão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração de Empresas pela UFMS na linha de pesquisa do Agronegócio e seu apelo ambiental, participante do grupo de pesquisa Sustentabilidade em Agronegócios; Participante no programa de intercâmbio entre a FEA-USP // ESAN-UFMS. Graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal em 2006 e em Ciências Econômicas pela UFMS em 2007, possui especialização em Direito Tributário cuja pesquisa foi conduzida sobre os Impostos Verdes. Trabalhou no escritório do 2º Tribunal de Finanças e Registros Públicos do Municí­pio de Campo Grande; Como advogada trabalhou nas áreas de Direito Contratual, Bancário e Ambiental participando da realização do processo ISO 9.001 escritório. O seu estudo centrou-se na ecologia e na sustentabilidade das organizações, ministrou aulas de Macroeconomia e Sistemas de Informação no Curso de Administração da ESAN-UFMS e Introdução í  Economia no Curso Técnico de Processos de Gestão da mesma Universidade enquanto professora substituta, hoje enquadra-se como doutoranda na mesma escola.

Márcia Mariados Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo -FEA/USP (2005-2008), mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2002-2004), graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (1993-1997), Tecnologia em Processamento de Dados pela UNICESUMAR (1994-1996), e Ciências Contábeis pela UNIGRAN (2016-2017). Chefe da Coordenadoria Geral de Pós-graduação - CPG da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPP da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis [Mestrado] e Administração (Mestrado e Doutorado) e dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios - ESAN da UFMS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Ní­vel 2 - CNPq. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFMS (2016-2017), chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2014-2015), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR na gestão 2009-2013 e vice-coordenadora no perí­odo de agosto de 2013 a maio de 2014. Coordenou projetos financiados pela Fundação Araucária (Edital 20/2012) e o Projeto de Pesquisa Institucional CNPq PROCAD/Casadinho USP/UFPR (2012-2015). É Editora Adjunta da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade da ABRACICON- CFC- Conselho Federal de Contabilidade. É lí­der do grupo de pesquisa (CNPq) NUPECON/ESAN- Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial. Possui 21 orientações de mestrado concluí­das, 2 coorientações de doutorado e uma supervisão de pós-doutorado. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pesquisa em contabilidade e administração, controle e contabilidade gerencial, competitividade no agronegócio.

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado sanduiche The University of Queensland. É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq e Fundect sobre cooperação em diferentes contextos do agronegócio. Atualmente é professora Associada I na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (12/2010-01/2015) e é vice-coordenadora do PROFIAP. Professora nos mestrados em Agronegócios, PROFIAP e doutorado em Administração da UFMS. Vice-Presidente da SOBER gestão 2015-2017 e 2017-2019. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Sucessão rural, gestão do conhecimento (aprendizagem, capacidade absortiva, comunidades de prática), ações coletivas, capital social e inovação. Na área de Gestão Pública temas relacionados a Gestão de Pessoas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Ní­vel 2 - AE - Administração, Contabilidade e Economia

Guilherme Cunha Malafaia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Possui graduação e pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (1994; 1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1998) e doutorado em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008). É pesquisador classe A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte - CNPGC. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) na categoria Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (Ní­vel 2). É consultor Sênior do Banco Mundial para análises de riscos no setor agropecuário mundial. É professor permanente do Programa de Pós-Graduaçāo em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Doutorado). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduacāo em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (Mestrado). É professor permanente do Programa de Pós-Graduaçāo em Gestāo e Produçāo Agroindustrial da Universidade Anhanguera / Uniderp (Mestrado). Sua linha de pesquisa tem um foco meso analí­tico, onde as formas de coordenação e as estratégias coletivas dos arranjos produtivos são elementos de estudo. É membro do corpo editorial e consultor ad hoc de vários periódicos internacionais e nacionais na área de Gestão de Agronegócios. Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em Agronegócios, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Eficiência e Competitividade de Cadeias Produtivas Agroindustriais, Cenários Prospectivos, Economia e Administração Rural, Análise e Avaliação de Projetos Agroindustriais, Análise de Riscos Agropecuários, Inteligência Competitiva.

Referências

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS EXPORTADORAS DE CARNE - ABIEC. Perfil da Pecuária no Brasil: relatório anual, 2016.

AKIMOVA, Y. A.; KOCHETKOVA, S. A.; KOVALENKO, E. G; ZININA, L. I. et al. Public-Private Partnership in Agribusiness. International Review of Management and Marketing, v. 6, n. 4, 2016.

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Informação e documentação – Resumo – Apresentação. NBR6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. Disponí­vel em: <http://unicentroagronomia.com/destino_arquivo/norma_6028_resumo.pdf>. Acesso em: jun.2017.

BALBINO, V. A.; LIMA, E. M. The strategic cost management in small rural agricultural family industries: a case study in a cassava agribusiness in Caarapó/MS. CUSTOS E AGRONEGOCIO ON LINE, v. 11, n. 4, p. 203-233, 2015.

BATALHA, M.O.; SILVA, A.L. Gerenciamento de sistemas agroindustriais. In: BATALHA, M.O. (Ed.) Gestão agroindustrial. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007. p.1-64.

BEINTEMA, N. M.; STADS. G. J., 2011. African agricultural R&D in the New Millennium; progress for some, challenges for many; Food policy report of IFPRI (Washington DC) and ASTI (Rome, Italy); 44p.

CÉSAR, A. S.; BATALHA, M. O. Analysis of the competitiveness drivers on the biodiesel productive chain: the case of castor bean. Production, v. 21, n. 3, p. 484-497, 2011.

ENSSLIN, L. LACERDA, R.; TASCA, J. E. ProKnow-C, Knowledge Development Process–Constructivist: processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil:[sn], 2010.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF UNITED NATIONS – FAO. The state of food and agriculture: climate change, agriculture and food security. 196 p.. Disponí­vel em http://www.fao.org/publications/sofa/2016/en/ acessado em 26 jun. 2017.

FARINA, E. M. M. Q., ZYLBERSZTAJN, D. (Coord.) Competitividade no Agribusiness Brasileiro – Estudo elaborado para o IPEA, vol. 1. São Paulo: PENSA/FIA/FEA/USP, 1998, 73 p. Disponí­vel em: http://www.fea.usp.br/Fia/pensa. Acesso em 24 mai. 2001.

FIGUEIREDO, P. N. New challenges for public research organisations in agricultural innovation in developing economies: Evidence from Embrapa in Brazil"™s soybean industry. The Quarterly Review of Economics and Finance. 2016.

MARGHERITA, A.; SECUNDO, G.; TAURINO, C. New challenges for agribusiness management. Designing a curriculum for competencies building. International Journal of Continuing Engineering Education and Life Long Learning, v. 19, n. 1, p. 19-33, 2009.

MARTHA, G. B. J. Pesquisa, desenvolvimento e inovação na agropecuária. Revista de Polí­tica Agrí­cola, v. 24, n. 2, p. 117-119, 2015.

PORTER, M. E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

PRESTER, J.; BOZAC, M.G. Are innovative organizational concepts enough for fostering innovation? International Journal of Innovation Management. 16(01), 120005, 2012

SAAB, M. S. B. L.; NEVES, M. F.; CLíUDIO, L. D. G.. O desafio da coordenação e seus impactos sobre a competitividade de cadeias e sistemas agroindustriais. Revista Brasileira de Zootecnia, p. 412-422, 2009.

SARTURI, G. VARGAS, C. A. F.; BOAVENTURA, J. M. G., SANTOS, S. A. Competitiveness of clusters: A comparative analysis between wine industries in Chile and Brazil. International Journal of Emerging Markets, v. 11, n. 2, p. 190-213, 2016.

SOUZA, F. M.; FERREIRA FILHO, H. R.; BELTRíO, N. E. S.; RIBEIRO, H. M. C.; DA SILVA, R. C.; FERREIRA, A. O. Agronegocio brasileiro: constructos que delineiam as competências dos pecuaristas estabelecidos na região sudeste do Estado do Pará, Brasil. Revista Espacios, v. 36, 2015.

VIDALES, K. B. V.; ORTIZ, D. A. A.. Responsabilidad social de las empresas agrí­colas y agroindustriales aguacateras de Uruapan, Michoacán, y sus implicaciones en la competitividad. Contadurí­a y administración, v. 59, n. 4, p. 223-251, 2014.

VIEIRA FILHO, J.E.R. Trajetória tecnológica e aprendizado no setor agropecuário. In: GASQUES, José Garcia et al (Org). Agricultura Brasileira: Desempenho, desafios e perspectivas. Brasí­lia: Ipea, 2010. P.67-96. Disponí­vel em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/Livro_agriculturabrasileira.pdf >. Acesso em: jul. 2017.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

RECH, L. R.; SANTOS, P. da S.; ABRAHÃO, A. F. S.; ESPEJO, M. M. S. B.; BINOTTO, E.; MALAFAIA, G. C. Competitividade no agronegócio: uma análise do estado da arte da produção cientí­fica veiculada internacionalmente. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 9, n. 2, p. 102–114, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1843. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos