SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS DA CIDADE DE GARIBALDI – RS

Autores

Palavras-chave:

Sistema de Gestão ambiental. Sustentabilidade. Norma ambiental.

Resumo

O sistema de gestão ambiental é o controle dos impactos ambientais das atividades de uma empresa. As mudanças comportamentais da sociedade, novas tecnologias e a preocupação com o meio ambiente são algumas das explicações para a implantação ou implementação de sistemas de gestão ambiental, que, inicialmente, visavam apenas boas práticas operacionais das empresas. Portanto, o objetivo do artigo foi identificar as dificuldades e oportunidades que as empresas do segmento da indústria, comércio e serviços da cidade de Garibaldi, localizada na Serra Gaúcha, percebem em relação à habilitação de um sistema de gestão ambiental. Por isso, a pesquisa possui uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário direcionado a 215 empresas associadas à Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC), sendo 65 indústrias, 63 comércios e 87 serviços. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da estatí­stica descritiva. Entre os principais resultados obtidos, observou-se que 188 empresas possuem licença ambiental, ou seja, estas atuam com algum sistema ou modelo de gestão que indica e monitora os impactos ambientais causados por seus processos, produtos ou serviços. Constatou-se que os empreendedores procuram unir a conservação do meio ambiente com o crescimento econômico das suas organizações. E por fim, identificou-se que existem aquelas empresas que atendem o cumprimento dos parâmetros e requisitos exigidos, procurando focar-se em ações preventivas, e outras que, sem alterar o seu padrão tecnológico, procuram prevenir e reduzir os danos ambientais, bem como otimizar seus processos.

Biografia do Autor

Diego Erthal, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo

FORMAÇíO: Doutora em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES (2019). Doutorado com perí­odo sanduí­che no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES (Ago/2017 í  Nov/2017). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade (2014). Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI (2008). Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra (2010). PRODUÇíO CIENTíFICA: 35 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 89 artigos publicados em anais de eventos, 12 capí­tulos de livros publicados e 7 livros organizados. ORIENTAÇÕES CONCLUíDAS: 25 orientações de graduação, 39 de iniciação cientí­fica, 2 de especialização. PARTICIPAÇíO EM BANCAS: 16 participações em bancas de graduação. 1 Participação em bancas de especialização. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada í  AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇíO ACADÊMICA: Atua como lí­der acadêmica no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Integra a equipe de pesquisadores dos projetos: Gestão do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovação de Produto no Setor Têxtil Brasileiro e Português, contemplado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 Universal/Faixa C e Universidades Empreendedoras e Sustentabilidade Econômica a partir dos Ambientes de Inovação UESAI, contemplado na Chamada CNPq Nº 12/2017 Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ. Possui 83 avaliações de artigos cientí­ficos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. 5 avaliações de projetos de pesquisa e extensão. Experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. ATUAÇíO PROFISSIONAL: Atuou na área de captação de recursos para inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2011 í  2014).

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. O projeto de pesquisa é sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Especí­ficos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustí­veis e conveniência).

Paula Patricia Ganzer, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Cientí­fica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇíO CIENTíFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capí­tulos de livros publicados. PARTICIPAÇíO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, í  AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇíO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capí­tulos de livros, artigos publicados em eventos cientí­ficos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos cientí­ficos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇíO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal de Rio Grande

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Referências

Anwar, S., Elagroudy, S., Razik, M. A., Gaber, A., Bong, C. P. C., & Ho, W. S. (2018). Optimization of solid waste management in rural villages of developing countries. Clean Technologies and Environmental Policy, 20(3), 489-502.

Basso, D., Patuzzi, F., Castello, D., Baratieri, M., Rada, E. C., Weiss-Hortala, E., & Fiori, L. (2016). Agro-industrial waste to solid biofuel through hydrothermal carbonization. Waste Management, 47, 114-121.

Beltramo, R., Duglio, S., & Cantore, P. (2016). SCATOL8®: A Remote Sensing Network for Risk Assessment in the Environmental Management System. Calitatea, 17(153), 64.

Biscotti, A. M., D"™Amico, E., & Monge, F. (2018). Do environmental management systems affect the knowledge management process? The impact on the learning evolution and the relevance of organisational context. Journal of Knowledge Management, 22(3), 603-620.

Garibaldi. Prefeitura Municipal. Garibaldi, RS: 2018. Disponí­vel em: <http://www.garibaldi.rs.gov.br/a-cidade/informacoes-socioeconomicas/>. Acesso em: 26 mar. 2018.

Guo, Q., Wang, E., Nie, Y., & Shen, J. (2018). Profit or environment? A system dynamic model analysis of waste electrical and electronic equipment management system in China. Journal of Cleaner Production, 194, 34-42.

Instituto Ethos. Pesquisas sobre o instituto e indicadores. 2013. Disponí­vel em: <https://www3.ethos.org.br/conteudo/indicadores/#.Wiyes0qnHIU >. Acesso em: 05 dez. 2017.

Jain, V., & Khan, S. A. (2017). Application of AHP in reverse logistics service provider selection: a case study. International Journal of Business Innovation and Research, 12(1), 94-119.

Luchezzi, C. (2014). Logí­stica reversa na construção civil. 160 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Florianópolis.

Mahindroo, A., Samalia, H. V., & Verma, P. (2018). Moderated influence of return frequency and resource commitment on information systems and reverse logistics strategic performance. International Journal of Productivity and Performance Management, 67(3), 550-570.

Pacana, Andrzej; Lew, Grzegorz; Kulpa, Wincenty. Rating the quality of implementation of environmental management systems. Journal of Business and Retail Management Research, v. 11, n. 2, 2017.

Pacheco, E. D., Kubota, F. I., Yamakawa, E. K., Paladini, E. P., Campos, L. M., & Cauchick-Miguel, P. A. (2018). Reverse logistics: Improvements and benefits when shifting parts exchanging process in a household appliance organization. Benchmarking: An International Journal, (just-accepted), 00-00.

Panigrahi, S. K., Kar, F. W., Fen, T. A., Hoe, L. K., & Wong, M. (2018). A Strategic Initiative for Successful Reverse Logistics Management in Retail Industry. Global Business Review, 19(3_suppl), S151-S175.

PerÅ¡iÄ, A., MarkiÄ, M., & PerÅ¡iÄ, M. (2018). The impact of socially responsible management standards on the business success of an organisation. Total Quality Management & Business Excellence, 29(1-2), 225-237.

Richardson, Roberto Jarry. (2017). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 4 ed. Editora ATLAS: São Paulo.

Rio Grande Do Sul. Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA. Resolução nº 005, de 19 de Agosto de 1998. Dispõe sobre os critérios para o exercí­cio da Competência do Licenciamento Ambiental Municipal, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

Rio Grande Do Sul. Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA. Resolução nº 372, de 02 de Março de 2018. Atualiza e define as tipologias, que causam ou que possam causar impacto de âmbito local, para o exercí­cio da competência Municipal para o licenciamento ambiental, no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

Rodrigues, S. E. (2016). Análise contextualizada da percepção do empreendedor industrial sobre o licenciamento ambiental em Minas Gerais. 79 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental – írea de Concentração: Ambientometria) – Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

Sampieri, R. H.; Collado, C. F.; Lúcio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Mcgraw-hill.

Santos, G., Rebelo, M., Lopes, N., Alves, M. R., & Silva, R. (2016). Implementing and certifying ISO 14001 in Portugal: motives, difficulties and benefits after ISO 9001 certification. Total Quality Management & Business Excellence, 27(11-12), 1211-1223.

Sharma, V. K., Chandna, P., & Bhardwaj, A. (2017). Green supply chain management related performance indicators in agro industry: A review. Journal of cleaner production, 141, 1194-1208.

Souza, D. F. M. D. (2017). Avaliação econômica e ambiental do coprocessamento em fornos de clí­nquer.

Turcu, V. A. (2017). The Opportunity to evaluate Performance Indicators when implementing the Quality Management System within Reverse Logistics Organizational Activities. Quality-Access to Success, 18(158).

Valle, C. E. (2012). Qualidade ambiental: ISO 14000. 12.ed. São Paulo: Senac São Paulo.

Yang, F., & Zhang, X. (2017). Analysis of the barriers in implementing environmental management system by interpretive structural modeling approach. Management Research Review, 40(12), 1316-1335.

Zerboni, E. F. V. (2016). Logí­stica reversa: uma ferramenta estratégica de sustentabilidade econômica. 92 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2016.

Zhang, Jing; Shen, Mengru; Liu, Xiao-Ping. (2018). Optimization of Reverse Logistics System Based on Perception Perspective. Journal Of Advanced Oxidation Technologies, 21 (2).

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

ERTHAL, D.; MATTE, J.; CHAIS, C.; MIRI, D. H.; GANZER, P. P.; OLEA, P. M. SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS DA CIDADE DE GARIBALDI – RS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 11, n. 1, p. 26–49, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1894. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)