Obtenção do crédito de carbono através de projetos de cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar em uma agroindústria sucroalcooleira da região noroeste do estado de São Paulo / Obtaining the carbon credit projects through cogeneration from

Autores

  • Luciana Passos Marcondes Universidade Nove de Julho
  • Iara Regina Santos Parisotto Universidade Regional de Blumenau
  • Sibele Gomes Santana Faria Universidade Nove de Julho
  • Fabrí­cia Durieux Zucco Universidade Nove de Julho
  • Osvaldo Elias Farah Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior

Palavras-chave:

Protocolo de Kyoto, Créditos de carbono, Cogeração.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar quais as potencialidades existentes para a obtenção de créditos de carbono através de projetos de cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A busca pelo reaproveitamento dos resí­duos da cana-de-açúcar fez com que despertasse o interesse do setor sucroalcooleiro pelos projetos de cogeração de energia, visando a uma forma de desenvolvimento sustentável, comercialização de créditos de carbono e uma postura ambiental correta, tornando-se um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritivo-exploratória, buscando fundamentos teóricos; e, também o método de estudo de caso em uma agroindústria sucroalcooleira da região noroeste do Estado de São Paulo. Concluiu-se que, a implantação dos projetos de cogeração de energia em agroindústrias é viável, porém custoso e burocrático.

Biografia do Autor

Luciana Passos Marcondes, Universidade Nove de Julho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNINOVE

Iara Regina Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNINOVE

Sibele Gomes Santana Faria, Universidade Nove de Julho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNINOVE

Fabrí­cia Durieux Zucco, Universidade Nove de Julho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNINOVE

Osvaldo Elias Farah, Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Referências

Alvim, C. F. (2007). "Energia nuclear em um cenário de trinta anos. Estudos avançados, São Paulo, 21(59), 197-220.

Aquino, F. E. (2006) Mudanças Climáticas. GREENPEACE: 2006. Entrevista concedida ao Greenpeace.

Ambiente Brasil. (2013). Institucional. Recuperado em 19, março, 2013, de http://www. ambientebrasil.com.br.

Macedo, I. D. C. (2005). A Energia da Cana-de-açúcar: doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e sua sustentabilidade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia/ Única.

Bertolino, M. T. (2006). A evolução das estratégias em gestão ambiental. Banas Qualidade, São Paulo, Ano XVII(182), Jul., 92-96.

Bervian, P. A., Cervo, A. L., & Silva, R. D. (2002). Metodologia cientí­fica. São Paulo: Pretence Hall.

Braunbeck, O. A. (2005). Cortez, LAB: O cultivo de cana-de-açúcar e o uso dos resí­duos. Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira, Unicamp, Campinas, Brasil, 215-246.

BSIBRASIL (2008). Sistema de Gestão Ambiental. Recuperado em 19 mar, 2012, de http://www.bsibrasil.com.br

CMMAD. (1991). Comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. Nosso Futuro. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Coelho, S. T. (1999). Mecanismos para implementação da cogeração de eletricidade a partir de biomassa: Um modelo para Estado de São Paulo. Tese para curso de Doutorado em energia. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Energia Brasileira (2008). Limpeza í seco. Ano I. n. 15, p. 88. jan./fev.

Ferreira, A. C. D. S. (2006). Contabilidade ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável (2ª ed.). São Paulo: Atlas.

Filho, L. G. M. (2005). Mudanças globais do clima: o conhecimento atual. In Macedo, I. C. (Org.) A Energia da Cana-de-açúcar: Doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única, p. 88.

Granato, E. (2007). Desenvolvimento sustentável garantia de vida com qualidade. Araçatuba: Somos.

Gil, A. C. (1991). Como elaborar projetos de pesquisa (5ª ed.). Atlas. São Paulo.

Junior, A. R. (2005). Proteção de nascentes e recursos de água. In: Macedo, I. C. (Org.) A Energia da Cana-de-açúcar: Doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única, pp. 111-114.

Macedo, I. C. (2005). A Energia da Cana-de-açúcar: doze estudos sobre a agroindustrial da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única.

Malhotra, N. (2001). Pesquisa de Marketing:uma orientação aplicada. São Paulo: Makron Books.

Mapa, S. R. (2007). Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. (Brasil) Cadeia Produtiva da Agroenergia. Brasí­lia: IICA, MAPA, SPA.

Netinna, L. M. (2003). Prática de enfermagem (7ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara koogan.

Neto, A. E. (2005). Captação de água no processamento da cana-de-açúcar. In: Macedo, I. C. (Org.) A Energia da Cana-de-açúcar: doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única. pp. 104-110.

Neves, M. F., Zylbersztajn, D., & Marzabal, E. (2006). Agronegócio do Brasil. São Paulo: Saraiva.

Oliveira, J. G. D. (2007). Perspectivas para a cogeração com bagaço de cana-de-açúcar: potencial do mercado de carbono para o setor sucroalcooleiro paulista. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.

Paes, L. A. D. (2005). Emissões nas queimadas de cana; controle. In: MACEDO, I. C. (Org.) A Energia da Cana-de-açúcar: Doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única. pp. 82-86.

Pires, A. (2008). Energias Renováveis. Recuperado em 1 março, 2012, de http://www4.fiemg.com.br

Rezende, C. G. (2008). Texto. Recuperado em 13 março, 2008, de http://www.serpro.gov.br

Ribeiro, H. (2008). Queimadas de cana-de-açúcar no Brasil: efeitos í saúde respiratória. Revista Saúde Pública, São Paulo, 42(2), 20-38. Recuperado em 22 maio, 2008, de http://www.scielosp.org/

Ruschel, R. (2007). Sustentabilidade: o valor inatingí­vel que vale milhões. Banas Qualidade, São Paulo, Ano XVII(181), 35 - 37.

Secretaria do Estado do Meio Ambiente. Textual. Recuperado em 24 abril, 2008, de http://www.ambiente.sp.gov.br.

Silva, A. G.; Silva, D. A. & Barbosa, L. M. P. (2007). Um estudo realizado em duas agroindústrias sucroalcooleras da região de Penápolis para a geração de créditos de carbono. TCC para curso de graduação em administração. Fundação Educacional de Penápolis, Penápolis, SP, Brasil.

Souza, S. A. V. (2005). Impactos no suprimento de água. In: Macedo, I. C. (Org.) A Energia da Cana-de-açúcar: doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única. pp. 101-104.

Szwarc, A. (2005). Impactos na qualidade do ar: cidades aéreas rurais. In: Macedo, I. C. (Org.) A Energia da Cana-de-açúcar: Doze estudos sobre a agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil e a sua sustentabilidade. São Paulo: Única. pp. 78-82.

Vergara, S. C. (1998). Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. (2ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

MARCONDES, L. P.; SANTOS PARISOTTO, I. R.; SANTANA FARIA, S. G.; ZUCCO, F. D.; FARAH, O. E. Obtenção do crédito de carbono através de projetos de cogeração de energia a partir do bagaço da cana-de-açúcar em uma agroindústria sucroalcooleira da região noroeste do estado de São Paulo / Obtaining the carbon credit projects through cogeneration from. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 3, p. 116–136, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/257. Acesso em: 29 mar. 2024.