O protocolo agroambiental e sua influência na gestão das agroindústrias e fornecedores de cana-de-açúcar: um estudo na microrregião de Assis-SP

Autores

  • Edenis Cesar Oliveira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Setor Sucroenergético, Protocolo Agroambiental.

Resumo

A agricultura brasileira tem passado por uma crise ambiental sem precedentes. A configuração dessa crise está intrinsicamente associada à irradiação direta e indireta dos efeitos da organização socioeconômica e técnica do espaço rural que se expandiu na agricultura brasileira desde os anos sessenta. Nesse cenário estão as agroindústrias e fornecedores de cana-de-açúcar, atuantes no setor sucroenergético, que apresentam forte expansão, com significativos impactos econômico, social e ambiental. Estudos têm evidenciado que a inserção da dimensão ambiental na gestão corporativa pode trazer ganhos de competitividade para as organizações, além de melhorar sua imagem diante de seus stakeholders. A demanda social por um ambiente mais limpo, aliada ao aumento da regulação ambiental, têm forçado as empresas desse setor a realizar e participar de programas extensivos de prevenção e mitigação dos impactos ambientais. Dessa concepção, surge o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético Paulista. A pesquisa aqui apresentada objetivou apurar a percepção dos gestores das agroindústrias e fornecedores situados na Microrregião de Assis-SP sobre a influência do Protocolo Agroambiental no processo de gestão ambiental empresarial. Foram aplicadas dezenove entrevistas semiestruturadas com os gestores ambientais de cada organização signatária. Utilizou-se a análise de conteúdo, com apoio do software Atlas.ti. 7. Os resultados evidenciaram forte influência do Protocolo Agroambiental nos processos de gestão ambiental das organizações, sobretudo com a implementação e execução de ações para atender as diretivas técnicas do Protocolo Agroambiental.

Biografia do Autor

Edenis Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

OLIVEIRA, E. C. O protocolo agroambiental e sua influência na gestão das agroindústrias e fornecedores de cana-de-açúcar: um estudo na microrregião de Assis-SP. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 41–62, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1278. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia