Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade: uma análise bibliométrica da evolução do tema

Autores

  • Mary Fernanda de Sousa de Melo Universidade de São Paulo - USP
  • Rodrigo Trotta Yaryd Universidade de São Paulo - USP
  • Roberta Castro Souza Universidade de São Paulo - USP
  • Willerson Lucas Campos-Silva Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Bibliometria, Responsabilidade Social Corporativa, Revisão Sistemática da Literatura, Software CiteSpace.

Resumo

A estratégia de responsabilidade social corporativa afeta o core business, o crescimento, a rentabilidade e a sobrevivência das empresas no curto e longo prazo. Com o intuito de apresentar o panorama de tais discussões, este artigo tem como objetivo analisar o tema responsabilidade social corporativa de forma conjunta com a competitividade, num perí­odo de 19 anos. Para isso, realizou-se um estudo bibliométrico com uso de análise descritiva. A base de dados escolhida para a busca foi a ISI Web of Science. Foram analisados 344 artigos e suas referências, por meio de redes de citações. Dentre os principais resultados, verificou-se que: as publicações concentram-se em quatro periódicos (Journal of Business Ethics, Journal of Cleaner Production, International Journal of Production Economics e Corporate Social Responsibility and Environmental Management); se trata de um tema multidisciplinar, recente e emergente, pois apesar de a primeira publicação datar de 1996, foi a partir de 2006 que as publicações efetivamente aumentaram. Por fim, foram identificados onze clusters que agrupam os principais temas discutidos dada a junção de RSC e competitividade, os quais foram apresentados de acordo com sua dispersão e força de discussão ao longo do tempo. Também se observou que duas vertentes da estratégia se destacam como base teórica para a presente discussão: visão baseada em recursos e escola do posicionamento. A crescente importância do tema, tanto na pauta estratégica dos gestores quanto no avanço da literatura a respeito de fontes potenciais de vantagem competitiva, justifica a análise da evolução da literatura.

Biografia do Autor

Mary Fernanda de Sousa de Melo, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Rodrigo Trotta Yaryd, Universidade de São Paulo - USP

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP).

Roberta Castro Souza, Universidade de São Paulo - USP

Professora doutora do Departamento de Engenharia Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP).

Willerson Lucas Campos-Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

MELO, M. F. de S. de; YARYD, R. T.; SOUZA, R. C.; CAMPOS-SILVA, W. L. Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade: uma análise bibliométrica da evolução do tema. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 7, n. 2, p. 115–133, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1239. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia