ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO SETOR BANCÁRIO: ANÁLISE DA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO BRADESCO E ITAÚ UNIBANCO
Palavras-chave:
estratégia, responsabilidade social corporativa, setor bancário, stakeholder.Resumo
Apesar dos impactos sociais e ambientais do setor de serviços, em especial o setor financeiro, não serem tão relevantes quando comparados com outros setores produtivos, com a incorporação de indicadores sociais e ambientais nos negócios, o setor bancário passou a ter um alto potencial para influenciar transformações na sociedade, em especial por conceder credibilidade e reputação aos agentes do setor. Diante de tal relevância a presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de responsabilidade social corporativa dos bancos Bradesco e Itaú Unibanco e enquadrá-las de acordo com a abordagem estratégica proposta por Porter e Kramer (2006). Atinge-se tal objetivo por meio de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Como principais resultados obtém-se a elaboração de uma tabela com a síntese das principais práticas realizadas pelos bancos e a caracterização desses como tendo uma abordagem predominantemente estratégica ao tratar das questões referentes à responsabilidade social corporativa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).