ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO SETOR BANCÁRIO: ANÁLISE DA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO BRADESCO E ITAÚ UNIBANCO

Autores

  • Camila Cestone Olher Universidade de São Paulo
  • Mary Fernanda de Sousa de Melo Universidade de São Paulo
  • Roberta Souza Universidade de São Paulo
  • Willerson Lucas Campos-Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

estratégia, responsabilidade social corporativa, setor bancário, stakeholder.

Resumo

Apesar dos impactos sociais e ambientais do setor de serviços, em especial o setor financeiro, não serem tão relevantes quando comparados com outros setores produtivos, com a incorporação de indicadores sociais e ambientais nos negócios, o setor bancário passou a ter um alto potencial para influenciar transformações na sociedade, em especial por conceder credibilidade e reputação aos agentes do setor. Diante de tal relevância a presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de responsabilidade social corporativa dos bancos Bradesco e Itaú Unibanco e enquadrá-las de acordo com a abordagem estratégica proposta por Porter e Kramer (2006). Atinge-se tal objetivo por meio de uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Como principais resultados obtém-se a elaboração de uma tabela com a sí­ntese das principais práticas realizadas pelos bancos e a caracterização desses como tendo uma abordagem predominantemente estratégica ao tratar das questões referentes à responsabilidade social corporativa.

Biografia do Autor

Camila Cestone Olher, Universidade de São Paulo

Graduanda em Engenharia de Produção - Escola Politécnica da USP

Mary Fernanda de Sousa de Melo, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Roberta Souza, Universidade de São Paulo

Professora Assistente no Departamento de Engenharia de Produção - Escola Politécnica da USP

Willerson Lucas Campos-Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

OLHER, C. C.; MELO, M. F. de S. de; SOUZA, R.; CAMPOS-SILVA, W. L. ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO SETOR BANCÁRIO: ANÁLISE DA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO BRADESCO E ITAÚ UNIBANCO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 116–131, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1387. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia