Projetos de energia renovável no âmbito do mdl - o caso do Brasil / renewable energy projects in cdm scope – the case of Brazil

Autores

  • Alice de Moraes Falleiro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • José Célio Silveira Andrade Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Maria do Carmo Cauduro Gastaldini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Energia renovável, Mecanismos de desenvolvimento limpo, Mercado de crédito de carbono, Economia de baixo carbono

Resumo

As mudanças climáticas e a interface de assuntos que se mostram ligados ao tema caminham na mesma direção das indagações e incertezas a que o mesmo remete. Há 10 anos entrava em vigor o acordo climático global Protocolo de Quioto, como uma tentativa de frear as emissões de gases do efeito estufa (GEE) com a ajuda de três mecanismos de flexibilização, entre eles, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), único aplicado aos paí­ses em desenvolvimento. Encerrado o primeiro perí­odo desse protocolo (2005-2012), de acordo com os dados da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), o Brasil está entre os quatro paí­ses com maior número de projetos de MDL registrados.  Logo, o diagnóstico dos mesmos se mostra de suma importância, pois proporciona uma avaliação desses projetos bem como seu papel na mitigação das emissões de GEE. Para isso, foram consultados artigos, livros e aos sites da UNFCCC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI), responsáveis pelo registro e aprovação dos projetos, respectivamente. Portanto, este artigo tem por objetivo realizar um diagnóstico prévio dos projetos de energia renováveis registrados, desenvolvidos de acordo com a ferramenta metodológica ACM 0002 "Consolidated baseline methodology for grid-connected electricity generation from renewable sources".

 Palavras-chave: Energia renovável; Mecanismos de desenvolvimento limpo; Mercado de crédito de carbono, Economia de baixo carbono

Biografia do Autor

Alice de Moraes Falleiro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Formada em Administração na UFRGS e técnica em Meio Ambiente pelo IFRS. Estudante de mestrado do Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental na UFSM. Integrante do grupo de pesquisa Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono.

José Célio Silveira Andrade, Universidade Federal da Bahia - UFBA

PhD em Administração. Professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador d grupo de pesquisa "Governança Ambiental Global e Mercado de carbono" da UFBA.

Maria do Carmo Cauduro Gastaldini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

FALLEIRO, A. de M.; ANDRADE, J. C. S.; GASTALDINI, M. do C. C. Projetos de energia renovável no âmbito do mdl - o caso do Brasil / renewable energy projects in cdm scope – the case of Brazil. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 43–58, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/645. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia