DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho, São Paulo
  • Marianne Corrêa dos Santos Faculdade Maurí­cio de Nassau (Parnaí­ba-PI)

Palavras-chave:

Código de Ética, Instituição de Ensino Superior, Regras.

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar como a comunidade acadêmica se posiciona diante dos processos e critérios adotados pela IES nas relações institucionais e relacionamentos interpessoais éticos e de valores morais. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Foram trabalhadas e aplicadas, entrevistas e questionários com os alunos dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Sistemas de Informação, com os professores dos respectivos cursos, além também dos colaboradores da Faculdade Piauiense. Os resultados apontam que a referida IES objeto de estudo, dedica mais atenção í s linhas ditadas pelo Regimento Interno e que em alguns momentos se mostram insuficientes para delinear o esboço ético que quer adotar. Os resultados evidenciam, também, que as ações éticas adotadas como regras acabam não se tornando eficientes.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho, São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí­ (2005), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007), e especialização em Controladoria Governamental pela Faculdade Piauiense (2010). Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (MPAGE).

Marianne Corrêa dos Santos, Faculdade Maurí­cio de Nassau (Parnaí­ba-PI)

Especialista em Docência do Ensino Superior; Graduado em Administração.

Downloads

Publicado

2016-08-27

Como Citar

RIBEIRO, H. C. M.; SANTOS, M. C. dos. DIRECIONAMENTO PARA A CONDUTA ÉTICA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR/Guidance for the ethics conduct: a case of study on institution of higher education. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 2, p. 57–76, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/747. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia