Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
Palavras-chave:
Avaliação institucional, Educação Superior, EnsinoResumo
Num mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto.
Referências
Afonso, A. (2003). Globalização e Políticas de Avaliação Educacional. Anais do Congresso Internacional sobre Avaliação Institucional, Curitiba, PR, Brasil,p. 26-28.
Cappelletti, I. F. (Org.).(2002). Avaliação de Políticas e Práticas Educacionais. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola.
Esteban, M. T. (Org.). (2003). Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez.
Hadji, C. (2001). Avaliação Desmistificada (Ramos, P. C. Trad.). Porto Alegre: Artmed.
Machado, N. J. (1993). Avaliação Educacional:das técnicas aos valores (Coleção Docuemnto). São Paulo: USP.
Ristoff. D. (1995). Avaliação Institucional: pensando princípios. In: sobrinho, j. d., & Balzan, N. (Orgs.). Avaliação Institucional: teoria e experiência. São Paulo: Cortez.
Saul, A. M. (1995). Avaliação Emancipatória: desafios í teoria e í prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez.
Sobrinho, J. D. (2003). Avaliação Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior.São Paulo, Cortez.
Sguissardi, V.(1997). Para avaliar Propostas de Avaliação do Ensino Superior. In:Sguissardi(Org.) Avaliação Universitária em Questão: reformas do Estado e da educação superior(Coleção Educação Contemporânea). Campinas: Autores Associados,p. 62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).