A DIMENSÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
responsabilidade socioambiental, indicadores, gestão ambiental, universidades federais.Resumo
Mudanças na maneira de agir, no sentido de se adotar práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação para com a natureza, surgiram juntas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Neste contexto de mudanças, inserem-se as instituições públicas, sobremaneira, as Instituições de Ensino Superior (IES), por possuírem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da sociedade quanto í s questões da sustentabilidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar as práticas de responsabilidade socioambiental contempladas na gestão da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UAST/UFRPE, a partir de práticas gerenciais e operacionais relacionadas a um Sistema de Gestão Ambiental, além de conhecer a percepção dos servidores acerca de tais práticas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa e configura-se por ser de natureza aplicada e descritiva. Para a coleta dos dados fez-se uso de questionários. Como resultados, pôde-se evidenciar a preocupação com a questão socioambiental pela instituição, mesmo que de forma embrionária. No entanto, a percepção do quadro funcional diverge quanto ao posicionamento institucional no tocante í s questões socioambientais, sobremaneira referente ao sistema de gestão ambiental, sugerindo a necessidade de uma melhor divulgação das ações existentes na UAST.
Referências
Baptista, M. N., & Campos, D. C. (2007) Metodologia de Pesquisa em Ciências: análise quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC.
Campos, L. M. de S., & Melo, D. A. (2008) Indicadores de desempenho dos sistemas de gestão ambiental (SGA): Uma pesquisa teórica. Produção, v. 8, n. 3, pp. 540-555.
Dias, R. (2012) Responsabilidade Social: Fundamentos e Gestão. São Paulo: Atlas.
ETHOS. (2014) Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Correlação com outras Iniciativas. Recuperado em 5 setembro, 2018, de https://www3.ethos.org.br/wpcontent/uploads/2013/09/Correlacoes_- GRI_CDP_ISO26000.pdf
ETHOS. (2018) Indicadores Ethos Para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. Recuperado em 2 setembro, 2018, de https://www3.ethos.org.br/wpcontent/uploads/2014/10/Question%C3%A1rioPrincipal- C%C3%B3pia.pdf
Feitosa, A. L. O. (2011) Auditoria ambiental na gestão pública: Hospital da Universidade Federal de Sergipe (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE, Brasil.
Fonseca, J. S., & Martins, G. A. (1996) Curso de Estatística. 6ª edição. São Paulo: Atlas.
Gonçalves, M. N. (2018) Alimentação e Sustentabilidade: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no Restaurante Universitário da UFRPE e a contribuição da Educação Ambiental (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, PE, Brasil.
Laranja, L. C. Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.
Lima, L. H. (2004) Contabilidade ambiental – avanços internacionais e atraso no Brasil. Congresso Acadêmico sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2008) Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Martins, G. A. (2008) Estudo de caso: Uma Estratégia de Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas.
Martins, G. A., & Theophilo, C. R. (2008) Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas.
Minayo, M. C. S. (2009) Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Metodológica, v. 33 supl. 1, pp. 83-91.
Rodrigues, C. M. C., Ribeiro, J. L. D., & Silva, W. R. (2006) A responsabilidade social em IES: uma dimensão de análise do SINAES. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 2, n. 4, pp.1-9.
Rosetto, M. R. C. A. (2011) Instituições de Ensino Superior e Responsabilidade Social: Um estudo sobre as representações de lideranças da educação superior brasileira (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, SP, Brasil.
Silva. M. V. H. (2014) Sustentabilidade Empresarial: uma comparação entre diferentes sistemas de mensuração do desenvolvimento sustentável (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Poços de Caldas, MG, Brasil.
UFRPE. (2018) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Projeto UFRPE Sustentável. Recuperado em 09 setembro, 2018, de http://www.proplan.ufrpe.br/sites/www.proplan.ufrpe.br/files/ufrpe_-sustentavel_1.pdf
UFRPE. (2017) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Plano de Gestão de Logística Sustentável. Recuperado em 20 novembro, 2018, de http://www.proplan.ufrpe.br/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).