A DIMENSÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Agleilson Souto Batista, José de Lima Albuquerque, Maria Jaqueline da Silva Mandú, Ionete Cavalcanti de Moraes, Jorge da Silva Correia Neto

Resumo


Mudanças na maneira de agir, no sentido de se adotar práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação para com a natureza, surgiram juntas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Neste contexto de mudanças, inserem-se as instituições públicas, sobremaneira, as Instituições de Ensino Superior (IES), por possuírem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da sociedade quanto às questões da sustentabilidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar as práticas de responsabilidade socioambiental contempladas na gestão da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UAST/UFRPE, a partir de práticas gerenciais e operacionais relacionadas a um Sistema de Gestão Ambiental, além de conhecer a percepção dos servidores acerca de tais práticas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa e configura-se por ser de natureza aplicada e descritiva. Para a coleta dos dados fez-se uso de questionários. Como resultados, pôde-se evidenciar a preocupação com a questão socioambiental pela instituição, mesmo que de forma embrionária. No entanto, a percepção do quadro funcional diverge quanto ao posicionamento institucional no tocante às questões socioambientais, sobremaneira referente ao sistema de gestão ambiental, sugerindo a necessidade de uma melhor divulgação das ações existentes na UAST.


Palavras-chave


responsabilidade socioambiental; indicadores; gestão ambiental; universidades federais.

Texto completo:

PDF

Referências


Baptista, M. N., & Campos, D. C. (2007) Metodologia de Pesquisa em Ciências: análise quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC.

Campos, L. M. de S., & Melo, D. A. (2008) Indicadores de desempenho dos sistemas de gestão ambiental (SGA): Uma pesquisa teórica. Produção, v. 8, n. 3, pp. 540-555.

Dias, R. (2012) Responsabilidade Social: Fundamentos e Gestão. São Paulo: Atlas.

ETHOS. (2014) Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Correlação com outras Iniciativas. Recuperado em 5 setembro, 2018, de https://www3.ethos.org.br/wpcontent/uploads/2013/09/Correlacoes_- GRI_CDP_ISO26000.pdf

ETHOS. (2018) Indicadores Ethos Para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. Recuperado em 2 setembro, 2018, de https://www3.ethos.org.br/wpcontent/uploads/2014/10/Question%C3%A1rioPrincipal- C%C3%B3pia.pdf

Feitosa, A. L. O. (2011) Auditoria ambiental na gestão pública: Hospital da Universidade Federal de Sergipe (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE, Brasil.

Fonseca, J. S., & Martins, G. A. (1996) Curso de Estatística. 6ª edição. São Paulo: Atlas.

Gonçalves, M. N. (2018) Alimentação e Sustentabilidade: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no Restaurante Universitário da UFRPE e a contribuição da Educação Ambiental (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Laranja, L. C. Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Lima, L. H. (2004) Contabilidade ambiental – avanços internacionais e atraso no Brasil. Congresso Acadêmico sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1.

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2008) Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas.

Martins, G. A. (2008) Estudo de caso: Uma Estratégia de Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Martins, G. A., & Theophilo, C. R. (2008) Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas.

Minayo, M. C. S. (2009) Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Metodológica, v. 33 supl. 1, pp. 83-91.

Rodrigues, C. M. C., Ribeiro, J. L. D., & Silva, W. R. (2006) A responsabilidade social em IES: uma dimensão de análise do SINAES. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 2, n. 4, pp.1-9.

Rosetto, M. R. C. A. (2011) Instituições de Ensino Superior e Responsabilidade Social: Um estudo sobre as representações de lideranças da educação superior brasileira (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, SP, Brasil.

Silva. M. V. H. (2014) Sustentabilidade Empresarial: uma comparação entre diferentes sistemas de mensuração do desenvolvimento sustentável (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Poços de Caldas, MG, Brasil.

UFRPE. (2018) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Projeto UFRPE Sustentável. Recuperado em 09 setembro, 2018, de http://www.proplan.ufrpe.br/sites/www.proplan.ufrpe.br/files/ufrpe_-sustentavel_1.pdf

UFRPE. (2017) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Plano de Gestão de Logística Sustentável. Recuperado em 20 novembro, 2018, de http://www.proplan.ufrpe.br/


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Metropolitana de Sustentabilidade - ISSN  2318-3233


 

 Impact Factor 1,362 - year 2015

  

 Quality Factor 2,000 - year 2015