Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente: um estudo de sua produção acadêmica de 2008 a 2012/ Development and Environment Journal: a study of disclosure of your academic production of 2008 to 2012

Autores

  • Rosany Corrêa Universidade Estadual do Piauí­ (PI)
  • Henrique César Melo Ribeiro Faculdade Maurí­cio de Nassau (Unidade Parnaí­ba-PI)
  • José Maria Bernadelli Junior Universidade Nove de Julho (SP)
  • Mauro Silva Ruiz Universidade Nove de Julho (SP)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a evolução da produção acadêmica de temas socioambientais da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, através da verificação dos artigos socializados no perí­odo de 2008 a 2012. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e abordagem bibliométrico - quantitativa, a pesquisa identificou nas publicações, a autoria, o número de autores em cada artigo, as Instituições de Ensino Superior (IESs), a frequência das palavras-chave, a evolução das publicações, redes de paí­ses, e os temas abordados. Foram analisados 110 artigos cujas publicações envolveram 198 pesquisadores. Neste contexto, os três autores que mais publicaram foram: Sampaio, Walker e Fernandes. Observou-se que nos 5 anos analisados, o periódico registrou uma rede de cooperação em pesquisa entre 88 IESs, tendo em destaque a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dez artigos publicados, seguida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como esta revista é uma publicação da UFPR, verificou-se também que esta universidade tem um papel central como nucleadora de uma rede de publicação com outras dez universidades. Pode se concluir  que a revista em questão, estimulada por redes de cooperação entre instituições e autores brasileiros e estrangeiros, vem se consolidando como um periódico que socializa a publicação de temas socioambientais relevantes na atualidade situados na interface entre desenvolvimento e meio ambiente.

Palavras-chave: Produção acadêmica; Socioambiental; Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente; Pesquisa bibliométrica; Rede social.

Downloads

Publicado

2014-10-15

Como Citar

CORRÊA, R.; RIBEIRO, H. C. M.; BERNADELLI JUNIOR, J. M.; RUIZ, M. S. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente: um estudo de sua produção acadêmica de 2008 a 2012/ Development and Environment Journal: a study of disclosure of your academic production of 2008 to 2012. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3–17, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/303. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia