Redes sociais: um estudo em uma instituição de ensino superior privado / Networks: an study in a private higher education institution

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Faculdade Maurí­cio de Nassau / FAP Parnaí­ba - PI
  • Rosany Corrêa Universidade Estadual do Piaui

Palavras-chave:

Análise de redes sociais, Corpo executivo, Instituição de ensino superior

Resumo

Constata-se que uma importante caracterí­stica dos trabalhos em redes sociais é procurar avaliar a estrutura de relacionamento entre os atores sociais. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é analisaras caracterí­sticas da rede social interna de uma instituição de ensino superior privado. A análise de redes sociais foi utilizada como ferramenta deste estudo de caso. Quanto aos demais métodos de pesquisa, o artigo também foi quantitativo, do tipo exploratório e descritivo. Estudou-se uma Instituição de Ensino Superior Privado, contudo, o objeto de estudo foram os atores da cúpula executiva desta instituição. Para tanto, foram analisados os seguintes indicadores: tamanho da rede; grau de densidade da rede; centralidade da rede; e laços fortes e fracos que compõe a rede. Os resultados descreveram uma empresa bem definida em sua estrutura organizacional, porém, existindo uma alta densidade da rede dos atores investigados e uma baixa relação das centralidades estudadas.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Faculdade Maurí­cio de Nassau / FAP Parnaí­ba - PI

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho

Rosany Corrêa, Universidade Estadual do Piaui

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho 

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Publicado

2013-08-28

Como Citar

RIBEIRO, H. C. M.; CORRÊA, R. Redes sociais: um estudo em uma instituição de ensino superior privado / Networks: an study in a private higher education institution. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 2, p. 110–128, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/179. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ciências Sociais

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