A gestão do controle interno na Administração Pública: a despesa com suprimento de fundos como objeto de controle
Palavras-chave:
Administração Pública, Orçamento Público, Controle Interno, Suprimentos de FundosResumo
O objetivo desse artigo é demonstrar a relevância do controle interno na administração pública, enfocando como situação prática a modalidade de despesa de suprimento de fundos no Estado de Mato Grosso do Sul. Considerando que o controle interno deve examinar toda e qualquer despesa do órgão, e em face da necessidade de haver na administração pública um planejamento quanto à gestão dos recursos, não imaginamos que poderão ocorrer eventualidades que deverão ser atendidas de imediato, uma vez que o não atendimento poderá ocasionar prejuízos à administração. Assim, aborda-se a modalidade de suprimento de fundos como sendo um dos objetos de análise do controle interno, pois essa modalidade é uma possibilidade de atendimento de um processo que não pode aguardar, em princípio, o procedimento normal, isto é, um procedimento licitatório. A metodologia utilizada nessa pesquisa é a do tipo bibliográfica e exploratória, tendo em vista que diversos autores e diversas leis tratam a respeito do assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).