Centros de serviços compartilhados das empresas multinacionais: localização e desafios culturais / The shared services centers of the multinational companies: localization and cultural challenges
Palavras-chave:
Multinacionais, Cultura, Estratégia, Serviços, LocalizaçãoResumo
Os desafios encontrados pelas empresas multinacionais na elaboração de seu planejamento estratégico em um mercado global cada vez mais competitivo exigem novas alternativas para se antecipar a concorrência, bem como investimentos e maximização do lucro por meio de ações específicas organizacionais. Nesse contexto a adoção do modelo de Centros de Serviços Compartilhados (SSCs, Shared Service Centers), permitiu identificar as atividades essenciais, centralizando suas atividades de suporte. Este trabalho analisa três Centros de Serviços Compartilhados instalados no Brasil; um do mercado de alimentos, e bebidas; o segundo do mercado de confeitos; e o terceiro da área farmacêutica. No primeiro momento o fator localização não representou demasiado impacto na redução dos custos, mas a constante evolução dos SSCs seus benefícios pela escala ou reengenharia dos processos, elevam a importância da localização geográfica maximizando a redução dos custos onde o fator mão-de-obra qualificada representa um diferencial de competitividade.
Referências
Aktouf, O. (1994). Simbolismo e cultura de empresas: dos abusos conceituais as lições empírica. In:
Chanlat, J. F. (Org). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas, São Paulo: Atlas.
Asheim, B. T., & Cooke, P. (1997). Learning regions as development coalitions: partnership as governance in european workfare states? Paper presented at the Second European Urban and
Regional Studies Conference on "™Culture, place and space in contemporary Europe"™, University of Durham, UK.
Beard, M., & Rupp, T. (2009). Moving Towards Global Shared Service Centers. JPMorgan, New
York, May 2004. Retrieved 18 july, 2009, from www.jpmorgan.com/pdfdoc/global shared service centers.pdf
Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2007). Metodologia científica (6th ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Deloitte Consulting. Shared services comes of Age, [S.l.], 2007. 12 p.
Johann, S. L. (2004). Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva.
Klender, M., & Schobert, S. (2008). The rapidly changing world of shared services deployment. Delloite Shared Services News. [S.I], n.11, nov.
Prahalad, C. K., & Hamel, G. (1995). Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus.
Quinn, J. B., Doorley, T., & Paquette, P. (1998). Além de produtos: estratégia baseada em serviços. In: Porter, E., & Montgomery, C. A. (Org). Estratégia a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus.
Porter, E., & Montgomery, C. A.(1998) Estratégia: A busca da vantagem competitiva. In Porter, E., & Montgomery, C. A. (Org). Estratégia a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus.
Schwartz, E. (2006). Outsourcing vs. Shared Services. InfoWorld, San Francisco, May 2006.
Retrieved 30 march, 2009, from http://www.infoworld.com/t/business/outsourcing-vx- sharedservices-616
Silva, E. (2004). Os centros de serviços compartilhados e a gestão de vínculos: uma análise integrada. Revista Alcance, Itajaí, 11(1), 49-64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).