Centros de serviços compartilhados das empresas multinacionais: localização e desafios culturais / The shared services centers of the multinational companies: localization and cultural challenges

Autores

  • Marco Túlio Ospina Patino Universidade Estadual de Campinas
  • Glauco Pedro de Almeida Universidade de Ribeirão Preto
  • Luí­sa Amélia Paseto Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Agrí­cula

Palavras-chave:

Multinacionais, Cultura, Estratégia, Serviços, Localização

Resumo

Os desafios encontrados pelas empresas multinacionais na elaboração de seu planejamento estratégico em um mercado global cada vez mais competitivo exigem novas alternativas para se antecipar a concorrência, bem como investimentos e maximização do lucro por meio de ações especí­ficas organizacionais.  Nesse contexto a adoção do modelo de Centros de Serviços Compartilhados (SSCs, Shared Service Centers), permitiu identificar as atividades essenciais, centralizando suas atividades de suporte. Este trabalho analisa três Centros de Serviços Compartilhados instalados no Brasil; um do mercado de alimentos, e bebidas; o segundo do mercado de confeitos; e o terceiro da área farmacêutica. No primeiro momento o fator localização não representou demasiado impacto na redução dos custos, mas a constante evolução dos SSCs seus benefí­cios pela escala ou reengenharia dos processos, elevam a importância da localização geográfica maximizando a redução dos custos onde o fator mão-de-obra qualificada representa um diferencial de competitividade.

Biografia do Autor

Marco Túlio Ospina Patino, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Agrí­cola, Doutor, Professor na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável da Faculdade de Engenharia Agrí­cola /UNICAMP

Glauco Pedro de Almeida, Universidade de Ribeirão Preto

Pós Graduando em Relações Internacionais e Comércio Exterior pela Universidade de Ribeirão Preto /UNAERP

Luí­sa Amélia Paseto, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Agrí­cula

Pós graduanda Engenharia Agricola, UNICAMP, área Planejamento Rural Sustentado.

Referências

Aktouf, O. (1994). Simbolismo e cultura de empresas: dos abusos conceituais as lições empí­rica. In:

Chanlat, J. F. (Org). O indiví­duo na organização: dimensões esquecidas, São Paulo: Atlas.

Asheim, B. T., & Cooke, P. (1997). Learning regions as development coalitions: partnership as governance in european workfare states? Paper presented at the Second European Urban and

Regional Studies Conference on "™Culture, place and space in contemporary Europe"™, University of Durham, UK.

Beard, M., & Rupp, T. (2009). Moving Towards Global Shared Service Centers. JPMorgan, New

York, May 2004. Retrieved 18 july, 2009, from www.jpmorgan.com/pdfdoc/global shared service centers.pdf

Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2007). Metodologia cientí­fica (6th ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Deloitte Consulting. Shared services comes of Age, [S.l.], 2007. 12 p.

Johann, S. L. (2004). Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva.

Klender, M., & Schobert, S. (2008). The rapidly changing world of shared services deployment. Delloite Shared Services News. [S.I], n.11, nov.

Prahalad, C. K., & Hamel, G. (1995). Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus.

Quinn, J. B., Doorley, T., & Paquette, P. (1998). Além de produtos: estratégia baseada em serviços. In: Porter, E., & Montgomery, C. A. (Org). Estratégia a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus.

Porter, E., & Montgomery, C. A.(1998) Estratégia: A busca da vantagem competitiva. In Porter, E., & Montgomery, C. A. (Org). Estratégia a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus.

Schwartz, E. (2006). Outsourcing vs. Shared Services. InfoWorld, San Francisco, May 2006.

Retrieved 30 march, 2009, from http://www.infoworld.com/t/business/outsourcing-vx- sharedservices-616

Silva, E. (2004). Os centros de serviços compartilhados e a gestão de ví­nculos: uma análise integrada. Revista Alcance, Itajaí­, 11(1), 49-64.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

PATINO, M. T. O.; ALMEIDA, G. P. de; PASETO, L. A. Centros de serviços compartilhados das empresas multinacionais: localização e desafios culturais / The shared services centers of the multinational companies: localization and cultural challenges. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 4, n. 3, p. 3–15, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/301. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia