MODELO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL NO SETOR DE SERVIÇOS BANCÁRIOS: UM ESTUDO EM BANCOS PÚBLICOS

Autores

  • Igor Ceratti Treptow Universidade Federal de Santa Maria
  • Henrique Faverzani Drago Universidade Federal de Santa Maria
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Inovação sustentável, Modelo de Negócio, Bancos

Resumo

A adoção de práticas socioambientais corretas estão se tornando um imperativo necessário em todos os setores da economia, dentre eles o setor bancário. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, o presente artigo analisou como os bancos públicos inovam para incorporar a sustentabilidade em seus modelos de negócio, utilizando os arquétipos de modelo de negócios sustentável propostos por Yip e Bocken (2018). Foram realizadas entrevistas com gerentes de três agências bancárias de instituições públicas, além de consulta à dados secundários, obtidos por meio de relatórios públicos divulgados pelas instituições no perí­odo de 2013 à 2018. Os resultados indicam que os bancos públicos brasileiros possuem inovações tecnológicas importantes para a sustentabilidade, algumas inovações sociais que buscam melhorar a qualidade de vida da população e do meio ambiente e inovações organizacionais que permitem as instituições colaborarem com o desenvolvimento sustentável, por meio da forma como organizam suas atividades.

 

Biografia do Autor

Igor Ceratti Treptow, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Henrique Faverzani Drago, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração e Docente do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado Ní­vel 2 da Universidade Federal de Santa Maria, pertencente ao quadro docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH, atual Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM). Editor Associado da RAC - Revista de Administração Contemporânea, Membro do Conselho Editorial Cientí­fico da Revista Eletrônica de Administração e Turismo ? UFPEL, Associate Editor of Journal of Financial Innovation, Member of Editorial Board of World Journal of Business and Management - Macrothink Institute, Member of Editorial Review Board of The International Journal of Management Science and Information Technology (IJMSIT). Foi orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2019.Colaborador do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira.  

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Publicado

2020-06-25

Como Citar

TREPTOW, I. C.; DRAGO, H. F.; KNEIPP, J. M.; MOURA, G. L. de. MODELO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL NO SETOR DE SERVIÇOS BANCÁRIOS: UM ESTUDO EM BANCOS PÚBLICOS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 10, n. 2, p. 32–57, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1780. Acesso em: 19 nov. 2024.

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