COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Palavras-chave:
Sustainable Public Procurement, UFBA, Sustainable DevelopmentResumo
Desde o início da década de 1990, o governo federal vem estabelecendo normas, práticas e diretrizes para implementar compras públicas sustentáveis (CPS) na Administração Pública Federal (APF). Entende-se que as universidades públicas federais têm um importante papel neste tema. Sendo um órgão cuja função primordial é a educação e a pesquisa científica, tem a responsabilidade de difundir um padrão de consumo sustentável, além de servir de exemplo para sociedade. O presente trabalho tem por objetivo principal analisar o comportamento das CPS da Universidade Federal da Bahia (UFBA) entre 2012 e 2016. Primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, posteriormente, a coleta de dados foi feita por pesquisa documental. Os dados analisados foram retirados do painel de compras do governo federal. Como resultado, observou-se que UFBA se destaca tanto no âmbito regional, sendo primeira colocada em volume e segunda, em gastos de CPS, como no nacional, sendo o 13º órgão da APF em volume de CPS e o sexto em gastos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).