A depressão nas mulheres negras brasileiras
um estudo acerca do racismo estrutural e seu impacto psíquico
Resumen
O presente estudo buscou articular problemas sociais como racismo e machismo com o desenvolvimento do transtorno depressivo em mulheres negras brasileiras. Para isso, foi considerada a relação desigual que se estabeleceu entre brancos e negros ao longo da história, a forma como essa relação influenciou na construção do imaginário social acerca da negritude e o impacto do racismo na formação da identidade e da subjetividade negra. Foi realizada revisão bibliográfica e pesquisa documental acerca das condições sociais e econômicas da mulher negra brasileira e analisadas as vulnerabilidades às quais as mesmas estão submetidas. Com base nas teorias psicológicas acerca da construção da identidade, todos esses fatores foram avaliados como potencialmente perigosos para a saúde mental e comparados aos fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno depressivo. O estudo concluiu que há uma relação entre o racismo e a depressão, uma que o transtorno depressivo é uma doença de maior incidência em mulheres e negros, e que as mulheres negras brasileiras estão expostas a diversas vulnerabilidades sociais e culturais que são classificadas como fatores de risco para o desenvolvimento da depressão.
Palavras-chave: depressão, feminismo, gênero, psicologia.Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jackeline Ribeiro Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).