Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Procedimento para envio dos originais

  • Os manuscritos podem ser enviados na forma de artigo experimental, comunicação, nota técnica e artigo de revisão bibliográfica.
  • O artigo submetido à Atas de Ciências da Saúde (ACiS) será avaliado primordialmente quanto a seu mérito cientí­fico;
  • Pesquisa envolvendo seres humanos e/ou animais obrigatoriamente deve apresentar parecer de aprovação de um Comitê de Ética e da Comissão de Ética no uso de Animais, respectivamente, já na submissão;
  • O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro paí­s, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos cientí­ficos de qualquer natureza;
  • O artigo não pode ser submetido à avaliação simultânea em outro periódico;
  • O Editor pode aceitar ou não o artigo submetido para publicação, de acordo com a polí­tica editorial;
  • O Editor pode sugerir alterações do artigo tanto no que se refere ao conteúdo da matéria como em relação à  adequação do texto às normas de redação e apresentação.
  • Serão aceitos artigos submetidos em português, inglês ou espanhol. Artigos em inglês deverão apresentar um resumo em português e, os artigos em português e espanhol, um resumo em inglês (abstract). O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções;
  • O artigo aprovado para publicação será submetido à edição final e à revisão ortográfica e gramatical a ser providenciada pelo autor.
  • No sistema OJS, adotado pela ACiS, o(s) autor(es) terá(ão) a submissão do artigo automaticamente recusada pelo sistema se não aceitar as cláusulas de exclusividade, originalidade e de direitos autorais;
  • O Sistema OJS anota a data de entrada e os passos do processo de avaliação e editoração do artigo, sendo que o(s) autor(es) pode(m) acompanhar o status de seu artigo, automaticamente pelo sistema;
  • O Editor e/ou qualquer indiví­duo ou instituição vinculada aos seus órgãos colegiados não se responsabilizam pelas opiniões, idéias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu autor (ou autores);
  • As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizado, havendo espaço para comentários personalizados, os quais são encaminhados ao(s) autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa;
  • O artigo deve ser submetido somente online pelo site: http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ACIS/about/submissions#onlineSubmissions

 

DIRETRIZES GERAIS DE REDAÇíO

Artigo experimental: relato completo de um trabalho experimental original de até 20 páginas. Deve conter: Tí­tulo (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo (Português ou Espanhol); Palavras-chave; Abstract; Key-Words; Introdução (com Revisão de Literatura); Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Referências e Agradecimentos (se for o caso).

Nota técnica: relato de avaliação ou proposição e método, procedimento ou técnica que apresenta associação com as áreas da revista, de até 20 páginas.  Deve conter: Tí­tulo (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo (Português ou Espanhol); Palavras-chave; Abstract; Key-Words; Texto (sem subdivisão, porém com introdução; metodologia; resultados e discussão e conclusão; referências; agradecimentos (se for o caso)).

Revisão: constitui abordagem do estado da arte ou visão crí­tica de assuntos de interesse e relevância para a comunidade cientí­fica, de até 20 páginas. Deve envolver temas relevantes dentro do escopo da revista. O número de artigos de revisão por fascí­culo é limitado e os colaboradores poderão ser convidados a apresentar artigos de interesse da revista. No caso de envio espontâneo do(s) autor (es), é necessária a inclusão de resultados relevantes próprios ou do grupo envolvido no artigo, com referências, demonstrando experiência e conhecimento sobre o tema.  Deve conter: Tí­tulo (Português ou Espanhol) e Inglês; Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key-Words; Introdução; Considerações Gerais (com subdivisões em tópicos); Considerações Finais;  Referências; Agradecimentos (se for o caso).

 

Formatação do texto
O texto deve ser digitado em folha branca, fonte Arial tamanho 11, espaço 1,5 (exceto Abstract/Resumo, Figuras e Tabelas), paginação contí­nua, em algarismos arábicos, no canto superior direito, e linhas numeradas em ordem crescente (numeração contí­nua). Entre cada item/tópico do trabalho deverá ser acrescentado 1 espaço, e o texto referente a esse tópico ser escrito na linha subsequente. O layout da página deve ser papel A4 (29,7 x 21 cm) com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm). Textos em inglês e espanhol deverão conter  resumo  em português. A indicação da natureza do trabalho (artigos experimentais, nota técnica e artigos de revisão) deverá ser centralizada e negrito antes do tí­tulo. O arquivo deverá ser enviado utilizando a extensão.doc ou .docx. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre "aspas". Os tópicos do trabalho deverão ser separados por um espaço, com exceção do resumo/palavras-chaves e abstract/key-words, os tópicos deverão estar em negrito. O corpo do trabalho deverá ser redigido sequencialmente. 

Tí­tulo: Deve ser preciso, sucinto e informativo, com 20 palavras no máximo. Digitá-lo em negrito, fonte Arial tamanho 14 e centralizado. Não serão permitidas abreviações. Tí­tulo em inglês fonte Arial 12 e centralizado.

Autores: Deverão ser citados pelo sobrenome seguido das inicias em letras maiúsculas, quando dois autores separados pela letra "e", quando três ou mais autores separados por ví­rgula, fonte Arial 10, centralizado. A filiação dos autores deve ser reportada na linha abaixo com fonte Arial 8 e espaçamento simples. Quando houver duas ou mais filiações, os autores deverão ser sinalizados com letras sobrescritas sequenciais e as respectivas filiações também (conforme modelo abaixo).

Exemplo:

Silva ABa, Souza CDa,b, Santos EFb

a: Universidade...

b: Instituto de Pesquisa...

 

Resumo/Abstract: Deve esclarecer de forma breve os objetivos da pesquisa, métodos e principais resultados e conclusões.  O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único, fonte Arial 11, e espaçamento simples, começando por Resumo ou Abstract (negrito), e conter um máximo 1500 caracteres com espaços. Abreviações não usuais devem ser evitadas, mas quando usadas, devem ser definidas em sua primeira menção no texto do resumo.

Palavras-chave/ Key-words:  Apresentar até seis (6) palavras-chave/ key-words imediatamente após o resumo e o abstract, em ordem alfabética, fonte Arial 11, letras minúsculas, com alinhamento justificado e separadas por ví­rgulas e espaçamento simples. Não devem conter ponto-final. Evitar palavras que já estejam no tí­tulo.

Introdução: Deve resumir e contextualizar de forma breve o assunto, embasando-se em literatura recente. As justificativas para a realização da pesquisa e os objetivos do trabalho, devem ser apresentados no último parágrafo, antes das subdivisões dos tópicos.

Metodologia: Descrição clara e com referência especí­fica dos procedimentos biológicos, analí­ticos e estatí­sticos usados no estudo. Quando pertinente, descrever no iní­cio da seção que o trabalho foi conduzido de acordo com as normas éticas e aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da instituição e/ou Plataforma Brasil.

Resultados e Discussão: A apresentação de resultados e discussão deve se dar em conjunto, podendo ser dividido em sub tópicos. Neste tópico deverão ser colocados tabelas, gráficos, figuras e quadros se necessário.

Conclusão/ Considerações Finais: Deve ser redigida em parágrafo único. Não deve ser repetição dos resultados e deve responder aos objetivos expressos no artigo.

Referências: ver normas abaixo.

Agradecimentos: Quando pertinente deve iniciar logo após as conclusões ou considerações finais.

Tabelas e Figuras: Devem ser mencionadas no texto como Tabela ou Figura (por extenso) e numeradas em ordem crescente. Tanto as tabelas quanto as figuras devem vir o mais próximo possí­vel, de sua chamada no texto. Os tí­tulos das figuras e tabelas devem ser curtos, informativos e auto-explicativos, devendo ser evitado o uso de abreviações não consagradas, fonte arial 10. 

Tabelas: São construí­das apenas com linhas horizontais de separação no cabeçalho e ao final da tabela. O titulo recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto. Se necessário, uma legenda deverá ser apresentada após o término da tabela.

Figuras: Refere-se a qualquer ilustração constituí­da ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema etc. Os desenhos, gráficos e similares devem ser feitos com tinta preta, com alta nitidez. As legendas recebem inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico e ponto. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas e unidades entre parênteses. Figuras não-originais devem conter, após o tí­tulo, a fonte de onde foram extraí­das, que deve ser referenciada.

Observações:

  • As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu significado por extenso. Deve-se evitar o uso de abreviações não-consagradas.
  • As  unidades de medida devem seguir os padrões do Sistema Internacional (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org];
  • Para unidades compostas, usar o sí­mbolo de cada unidade individualmente, separado por um espaço apenas.
  • Escrever por extenso os números de zero a nove (não os maiores), a menos que sejam acompanhados de unidade de medida.

 

ORIENTAÇíO E EXEMPLO PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS:

Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação í s normas de formatação Vancouver disponí­vel para acesso no endereço eletrônico:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Citações

 

Utiliza-se a citação numérica, em ordem de aparecimento no texto, ao termino de cada paragrafo. Ex: ... como um marcador de doenças inflamatórias ou de risco para eventos cardiovasculares.1,2

Referências

 

As referências devem ser numeradas seguindo a ordem de aparecimento no texto, alinhadas somente í  margem esquerda, em espaçamento simples e separadas entre si por dois espaços.

Quando se tratar de até seis autores, referenciam-se os autores, separados por ví­rgula.

Quando se tratar de mais de seis autores, referenciam-se até os seis primeiros autores seguidos por ví­rgula e pela expressão latina et al. O termo et al. não deve ser  em itálico. 

De forma geral, para autoria referenciar o sobrenome do(s) autor(es) por extenso com a primeira letra em caixa alta e iniciais dos prenomes (excessão para nomes de origem espanhola, em que entram os dois últimos sobrenomes), sem ví­rgula entre sobrenome e iniciais do nome e sem ponto entre as iniciais do nome. As iniciais dos autores não podem conter espaços.Os nomes das revistas devem ser abreviados de acordo com a própria revista, no endereço: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html ou no site: http://portal.revistas.bvs.br para revistas latino-americanas.

Livros

Livro no todo:

Autor(es) do livro. Tí­tulo. Edição (a partir da 2a). Local de publicação:Editora; Ano de publicação. Paginação total.

Quando editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes.[S.I.: s.n.]

Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011. 1176p.

Livro no todo em formato eletrônico:

Autor(es). Tí­tulo [suporte]. Edição. Local de publicação: Editora; Data de publicação [data de acesso com a expressão "acesso em" ano mês dia]. Endereço do site com a expressão "Disponí­vel em:"

Pompéia R. O Ateneu [internet]. 16 ed. São Paulo: ítica; 1996 [acesso em 2001 jun 27]. Disponí­vel em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.html

Parte do livro

Autor(es) da parte da referência. Tí­tulo da parte da referência. In: Autor (es) do livro. Tí­tulo do livro. Edição (a partir da 2a). Local de publicação:Casa publicadora; Ano de publicação. Paginação da parte referênciada.

Finegold SM. Anaerobic bacteria:general concept. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R. Principles and practice of infectious disease. 4ed. New York: Churchill Livingstone Inc.; 1995. p.2156-73.

Teses e Dissertações

Autor. Tí­tulo do trabalo: subtí­tulo (se houver) [monografia, dissertação ou tese]. Cidade de apresentação: Instituição; ano de defesa.

Bastos PAS. Constituição fí­sico-quí­mica, celular e microbiológica do leite de búfalas (Bubalus bubalis) criadas no Estado de São Paulo [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.

Artigos de Periódicos

Autor(es). Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número):páginas inicial-final do artigo.

Tonelli M, Sacks F, Arnold M, Moye L, Davis B, Pfeffer M; for the Cholesterol and Recurrent Events (CARE) Trial Investigators. Relation between red blood cell distribution width and cardiovascular event rate in people with coronary disease. Circulation. 2008; 117(2):163-8.

Artigos De periódicos em formato eletrônico

 

Autor(es). Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do periódico abreviado [suporte]. Data de publicação [data de acesso com a expressão "acesso em" ano mês dia]; volume(número):páginas inicial-final ou [número de páginas aproximado]. Endereço eletrônico com a expressão "Disponí­vel em: "

Pavezi N, Flores D, Perez CB. Proposição de um conjunto de metadados para descrição de arquivos fotográficos considerando a Nobrade e a Sepiades. Transinf [Internet]. 2009 [acesso em 2010 nov 8]; 21(3):197-205. Diponí­vel em: http://revistas.puccampinas.edu.br/transinfo/search.php?op=searchquery=metadadoslimit=all

Congressos, reuniões, simpósios, workshops e encontros

Autor(es). Tí­tulo do trabalho. In: Tipo de publicação e tí­tulo do evento; ano mês dia do evento ; cidade, paí­s de realização do evento. Cidade da publicação: editora ou instituição responsável pela publicação; ano de publicação.

Alencar  MM, Cruz GM, Tullio RR, Corrêa LA, Sampaio AAM, Barbosa PF.Peso vivo, idade de abate, duração do confinamento e caracterí­sticas de carcaça de bovinos jovens provenientes de cruzamentos de raças adaptadas e não-adaptadas. In: Anais da 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007 jul 24-27; Jaboticabal, BR. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia; 2007.

Documento Jurí­dico

Local (Paí­s, Estado ou Cidade). Tí­tulo (especificação de legislação, no, data).Ementa. Indicação da publicação oficial. Data de publicação (ano  mês dia); Seção. Páginas inicial-final.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 1.884, de 11 de novembro de 1994. Elaboração de projetos fí­sicos [para estabelecimentos assistenciais de saúde], Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1994 dez 15; Seção 1. p.19523-49.

Brasil. Constituição, 1988. Constituição Federativa do Brasil. Brasí­lia: Senado Federal; 1998.

Sites

Autor. Tí­tulo [Internet]. Local de Publicação; ano [data da última atualização, se houver; data de acesso, com a expressão "acesso em"]. Endereço eletrônico com a expressão "Disponí­vel em:"

Faculdades Metropolitanas Unidas. Ação da Saúde [Internet]. São Paulo; 2014. [acesso em 2015 nov 19]. Disponí­vel em: www.fmu.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.